Resolução 1.010 preocupa CCEEC

Brasília, 31 de março de 2006

Divididos em grupos de trabalho para discutir e avançar na elaboração de propostas sobre baixa tensão, estruturas metálicas, poços e gasodutos, os integrantes da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil dos Creas têm na Resolução 1.010 o principal tema de suas discussões. A maioria deles discorda do teor do documento que, segundo eles, tira atribuições dos engenheiros civis e as distribui para outras modalidades profissionais.

João Luis Collares, coordenador nacional do grupo, acredita que ainda é possível retomar as discussões sobre o texto principal e o anexo 2 da Resolução 1.010. Para envolver os engenheiros civis nessa e na discussão de outros temas, ele obteve a aprovação de seus pares no sentido de fazer da internet o principal meio de comunicação entre eles. A idéia é tornar as próximas reuniões presenciais mais dinâmicas. “Este ano nós teremos mais dever de casa”, informa.

Mesmo que não consigam interferir para retomar os debates sobre a concessão de atribuições profissionais, como estão tratadas na Resolução 1010, os integrantes da CCEEC querem deixar claro seu descontentamento com a aprovação do documento.

 As oito câmaras especializadas têm 60 dias, a partir de agora, para enviar sugestões de como colocar a 1.010 em prática. É esse espaço de tempo que os engenheiros civis pretendem usar para reabrir e discutir o documento.

Maria Helena de Carvalho
Da equipe da Acom