Indicações marcam segundo dia de plenária

Brasília, 23 de fevereiro de 2006

A renovação de sete conselheiros marcou o início da primeira sessão plenária de 2006, de número 1.332, que se realiza nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro na sede do Confea, em Brasília. Nessa primeira sessão, o plenário votou a composição das Comissões Permanentes, homologou a indicação do 1º vice-presidente e elegeu o 2º vice, além de indicar os representantes do plenário para compor o Conselho Editorial.

O presidente Marcos Túlio de Melo fez questão de justificar a indicação do conselheiro federal, o eng. eletricista Paulo Bubach para a 1° vice-presidência. “Além de já ter ocupado vários cargos no Sistema, ele tem vasta experiência na política junto às entidades nacionais”, afirmou. Os conselheiros homologaram sua indicação e a do 2° vice, indicado por Paulo Bubach: o eng. florestal Fernando Bemerguy (PA). O secretário da mesa diretora continua sendo Carlos Roberto Rodrigues dos Santos.

Conselho Diretor – em conformidade com a resolução 435 de 1999, quatro conselheiros foram eleitos para compor o Conselho Diretor: os arquitetos Osni Schroeder (RS) e Cláudio Brandão Nina (MA); o eng. Eletricista Milton da Costa Pinto Júnior (PE) e o técnico em edificações Lino Gilberto da Silva (Representante das Instituições de Ensino Técnico).

CES – a coordenação da Comissão de Educação do Sistema ficou a cargo do conselheiro federal, arquiteto Fernando José de Medeiros Costa (RN). Comporão a comissão, ainda, o eng. Florestal Fernando Bemerguy (PA), seu coordenador adjunto; o eng. Civil Pedro Lopes de Queiroz e o técnico em edificações Lino Gilberto da Silva.

CCS - O eng. Mecânico Jorge Vargas (MS) coordenará a Comissão de Controle do Sistema, que será integrada também pelo eng. Civil João de Oliveira Sobrinho (PA), seu coordenador adjunto; o técnico em agropecuária João de Deus Coelho Correia e o eng. Agrônomo Ademar Bezerra Alves.

COS – a Comissão de Organização do Sistema será integrada pelo eng. Civil Pedro Idelano de Alencar Felício (CE), que será o seu coordenador; o arquiteto Cláudio Brandão Nina (MA); o eng. Eletricista Milton da Costa Pinto Júnior (PE) e o arquiteto Osni Schroeder (RS). Em conformidade com a interpretação regimental da assessoria jurídica do Confea, o plenário decidiu acrescentar um quinto membro à COS, excepcionalmente, para o exercício de 2006: o eng. Civil Pedro Lopes de Queiroz, que será o coordenador adjunto da comissão.

CAN – integrarão a Comissão de Assuntos Nacionais o eng. Mecânico Jaques Sherique, seu coordenador; o arquiteto Renato de Melo Rocha (GO), coordenador adjunto; a eng. Agrônoma Maria Higina do Nascimento (BA) e o eng. Eletricista Paulo Bubach.

CEP - já a Comissão do Exercício Profissional que, conforme a resolução 402 de 1995, tem composição diferente das demais, terá como representante da modalidade engenharia civil, o eng. civil Fernando Beckman Pereira; Rodrigo Guaracy Santana representando os eng. eletricistas e será o coordenador adjunto da CEP; representará a modalidade industrial o eng. mecânico Liberalino Jacinto de Souza, que será o coordenador da CEP; a modalidade arquitetura e as instituições de ensino superior serão representadas pelo arquiteto Fernando Costa e o técnico industrial em eletrotécnica João Américo Pereira representará a categoria dos técnicos. O eng. agrônomo Ainabil Lobo representará a categoria dos agrônomos.

CEF – a Comissão Eleitoral Federal será coordenada pelo eng. eletricista Milton da Costa Pinto Júnior e composta ainda pelo o técnico industrial em eletrotécnica João Américo Pereira; o arquiteto Osni Schroeder (RS); o eng. Civil Pedro Lopes de Queiroz e o arquiteto Renato de Melo Rocha. Serão suplentes da CEF os conselheiros Maria Higina; João Sobrinho; Cláudio Nina; Ademar Bezerra Alves e Lino Gilberto da Silva, nesta ordem.

Comissão do Mérito – quanto à comissão de Mérito, o plenário elegeu como o seu chanceler o eng. agrônomo Ainabil Lobo (MT). Os outros membros da comissão serão o eng. civil João de Oliveira Sobrinho (PA); a eng. agrônoma Maria Higina do Nascimento (BA); o técnico em agropecuária João de Deus Coelho Correia e o arquiteto Renato de Melo Rocha.

Conselho Editorial – O plenário elegeu como seus representantes no Conselho Editorial os Conselheiros Maria Higina e Cláudio Nina.

Mariana Zanatta
Da equipe da ACOM