José Wellington e Raul Zucatto: nova coordenação do CP

Brasília, 22 de fevereiro de 2006

Eleição dos novos coordenadores, dos representantes de comissões e de grupos de trabalho, além da definição do calendário de reuniões ordinárias, marcaram a primeira reunião do ano do Colégio de Presidentes, realizada na manhã de hoje (22/02), no Hotel Nacional, em Brasília.

A eleição para a coordenação do Colégio começou com duas candidaturas: a dos presidentes do Crea-GO, eng. agrônomo Francisco Antônio Silva de Almeida, e do Crea-MS, eng. civil Amarildo Miranda de Melo, para coordenador e adjunto, respectivamente; e dos presidentes do Crea-SE, arq. José Wellington Costa, e do Crea-SC, eng. agrônomo Raul Zucatto.

Porém, em nome da unidade e dispostos a colaborar com a outra proposta de coordenação, Franscisco de Almeida e Amarildo Miranda de Melo declinaram da candidatura. José Wellington Costa e Raul Zucatto foram aclamados novos coordenadores do CP. O mandato deles se estende por todo o ano de 2006.

Wellington Costa apresentou como proposta de gestão um avanço mais significativo em questões, que na avaliação dele, são prioritárias como: a distribuição dos recursos financeiros dentro do Sistema; a operacionalização da Resolução 1010, que trata da concessão das atribuições profissionais; e o planejamento estratégico do Colégio.

“Imaginamos que para construir um novo Confea precisamos resgatar e dar continuidade às ações implantadas que consideramos positivas mas, principalmente, propor coisas novas”, disse o novo coordenador.

O presidente do Confea, eng. Marcos Túlio de Melo, agradeceu a renúncia de uma das candidaturas em prol do trabalho integrado. Disse serem necessários novos modelos para os órgãos e eventos do Confea e que o desafio é, justamente, construir este novo. “O que será feito a partir da contribuição de todos”, destacou.

Novas representações - Para o Conselho Editorial foram eleitos como titulares os presidentes do Crea-CE, eng. eletricista Antônio Salvador da Rocha e do Crea SP, eng. civil Tadeo da Silva, e como suplente o presidente do Crea do Crea-PI, eng. agrimensor  e civil José Borges de Souza Araújo.

Para a Comitê Executivo da CIAM (Comissão de Integração de Agrimensura, Agronomia, Arquitetura, Geologia e Engenharia para o Mercosul) foram eleitos como titular e suplente, respectivamente, os presidentes dos Creas PR, eng. agrônomo Álvaro José Cabrini Júnior, e do Crea AC, eng. civil Carlos Frederico Ribeiro. Como representantes do Colégio nas reuniões da CIAM foram eleitos: o presidente do Crea-RS, eng. agrônomo Gustavo Lange, como titular, e José Borges de Souza Araújo, do Crea PI como suplente.

O GT de Ordem Econômica terá em 2006 como titulares os presidentes dos Creas: RR, eng. civil Jorge Luiz Cordeiro Dias; RO, eng. civil Geraldo Sena Neto; e MG, eng. civil Gilson Queiroz. Gustavo Lange, do Crea-RS, ficou com a suplência.

Integrarão a Comissão Organizadora da 63ª SOEAA os presidentes dos Creas ES, eng. civil Luis Fernando Fiorotti Mathias, do Crea-AL, eng. cvil Aloísio Ferreira de Souza e do Crea-RJ, eng. eletricista Reynaldo Barros.

Na Comissão do Sistema Integrado de Informações Confea/Crea (SIC) ficaram os presidentes dos Creas AM, eng. civil Afonso Lins e RS, Gustavo Lange. Para o Conselho Supervisor da III Convenção Mundial de Engenheiros (WEC 2008) foram eleitos Reynaldo Barros, do Crea-RJ, e a presidente do Crea-DF, enga. civil Lia Sá. Porém a participação de Lia está condicionada ao atendimento da solicitação do Colégio de mais uma vaga nesta comissão. No momento existe apenas uma.

Para o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência Física foi eleita Lia Sá como suplente. A vaga de titular é do plenário federal.

Bety Rita Ramos
Da equipe da ACOM