Embratur e Secretaria de Turismo do GDF apóiam WEC 2008

Brasília, 21 de fevereiro de 2006

"Jeanine Pires"
Uma série de visitas estratégicas e reuniões importantes para que o Brasil sedie a III Convenção Mundial de Engenheiros em 2008, foi realizada no dia de ontem, 20/02, pelo grupo denominado Task Force (Força Tarefa), pelos membros da Federação Mundial de Engenheiros (FMOI) engenheiros José Medem e Hisham Shihabi, integrantes do Monitoring Group, e pelo consultor do evento, Peter Hermann. A equipe foi recebida com manifestações de apoio para a organização da convenção, tanto na Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) como na Secretaria de Turismo do Distrito Federal, órgãos visitados durante a tarde.

A Embratur deu total apoio ao Confea na fase de captação do evento, enviando, inclusive, representante para acompanhar a comitiva do Conselho na II Convenção Mundial de Engenheiros, que ocorreu na China, em 2004, onde o Confea e a Federação Brasileira de Associações de Engenheiros (Febrae) receberam o bastão que simboliza a responsabilidade pela realização do evento. Na China, a Empresa Brasileira de Turismo montou também estande de divulgação do Brasil, mostrando atrativos turísticos e a infra-estrutura hoteleira do país.

A confirmação da realização da WEC 2008 no Brasil ocorrerá em reunião do Comitê Executivo da FMOI, que acontecerá no próximo dia 3 de março, em Budapeste, na Hungria, antecedendo o 7º Congresso Mundial do Ensino de Engenharia. A diretora da Embratur, Jeanine Pires, já colocou a empresa à inteira disposição para ajudar na fase seguinte que será a de promover o evento, caso seja confirmado sua realização no Brasil.

Jefferson Paulo Pereira, consultor da Unesco na Embratur, informou à comitiva da WEC sobre a possibilidade da empresa auxiliar na organização do evento, também com uma verba de R$ 25 mil. Este recurso faz parte de um projeto novo de incentivo à realização de eventos internacionais no país. O consultor orientou a gerente de relações institucionais do Confea, engª Carmem Eleonôra Amorim Soares, sobre como ter acesso a este recurso. Porém, pediu urgência, visto que o dead line para que isso seja possível é 14 de abril.

"Bárbara Chevalier e Paulo Bubach"
A subsecretária de Turismo do GDF, Bárbara Chevalier, repetiu a boa acolhida de Jeanine Pires. A equipe da WEC saiu da Secretaria de Turismo com um verdadeiro kit promocional de Brasília e do Centro de Convenções, local que deve ser palco do evento. O objetivo é que este material seja mostrado em Budapeste para que não restem dúvidas, aos membros da FMOI, sobre a capacidade de instalações da capital brasileira para hospedar eventos de grande porte.

Bárbara Chevalier disse que o material promocional da secretaria, além de português, é produzido em inglês, francês, espanhol e alemão, línguas dos maiores emissores de turistas para o Brasil.

O chefe de gabinete do Confea, eng. Paulo Bubach, explicou que já foi feita reserva do Centro de Convenções para o período de 30 de novembro a 6 de dezembro de 2008. Ele solicitou, para um momento mais à frente, a ajuda da secretaria no sentido de viabilizar boas condições de preço de aluguel do espaço. Informou que a FMOI é composta por 80 países e que a expectativa é trazer dois mil delegados para o evento.

A secretária alertou que está em estudo, pelo governo do GDF, uma melhor forma de administrar o Centro de Convenções, que a administração deste deve ser privatizada a partir de um processo licitatório. Mas que a empresa vencedora terá que honrar com as condições de uso já acertadas anteriormente. Por isso, orientou ser urgente definir essas condições.

Bubach ressaltou que, confirmada a convenção no Brasil, será constituído um Grupo de Trabalho com o objetivo de buscar patrocínio para o evento e que o GDF será convidado a participar. “Certamente vocês contarão com todo o nosso apoio na promoção do evento”, garantiu Bárbara Chevalier.

Bety Rita Ramos
Da equipe da ACOM