Arquitetos e urbanistas celebram reativação de sindicato em MT

Brasília, 14 de fevereiro de 2006

Após nove anos sem a defesa da categoria os profissionais de arquitetura e urbanismo de Mato Grosso voltam a ter suas atribuições ativas, com a reativação de um sindicato. A nova diretoria do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado de Mato Grosso (Sindarq-MT), presidida pela arquiteta e urbanista Ana Rita Maciel Ribeiro, tomou posse no último dia 10.02, em solenidade realizada na Universidade de Cuiabá - UNIC.

Horas antes do evento, os membros da diretoria receberam na sede do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado (Crea-MT), local onde serão realizadas as reuniões ordinárias da entidade, o presidente da Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas (FNA), Ângelo Marcos Vieira de Arruda. Na oportunidade foi discutido o trabalho de valorização do profissional da classe.

Arruda questionou a importância da Assistência Técnica do profissional arquiteto, principalmente na produção da Habitação de Interesse Social sugerindo aos gestores municipais e estaduais a priorização dos profissionais da área na orientação técnica das habitações que serão construídas por meio do Fundo Nacional de Habitação que está disponibilizando R$ 1 bilhão de recursos públicos.

"Os recursos do Fundo Nacional de Habitação são destinados à construção de mais de quinhentas mil unidades e que certamente vão faltar profissionais para fazer esse trabalho. Então, o debate hoje começa sobre a importância de que essas casas possam ser produzidas com orientação técnica e assim, todos poderem morar em uma habitação digna", justificou.

Em seu discurso, Ana Rita destacou a confiança no trabalho de expansão e desenvolvimento do sindicato no Estado. Principal articuladora da reativação da entidade, ela acredita que esse é o momento certo de crescimento, agora que a categoria conta com instrumentos como o Estatuto da Cidade e a discussão do Plano Diretor em nível nacional como recomendação do Ministério das Cidades.

"A política do Sindicato busca a construção de uma cidade mais justa, mais humana, com profissional da arquitetura sendo valorizado, fazendo capacitação técnica. Faremos isso juntamente com as universidades de Arquitetura, que são parceiras e continuarão sendo, e trabalhando com o Crea. É uma construção coletiva. É dando um passo de cada vez. Teremos que começar quase do zero", analisou Ana Rita.

Assessoria de Comunicação - Crea/MT