Aplicação da Resolução 1010 gera expectativa

Brasília, 20 de fevereiro de 2006

 

 

A Resolução 1010 que trata da regulamentação da atribuição de títulos profissionais, atividades, competências e caracterização do âmbito de atuação dos profissionais inseridos no Sistema Confea/Cea para efeito de fiscalização do exercício profissional, e que deve entrar em vigor a partir de fevereiro de 2007, foi o tema do Painel II que na tarde de hoje trouxe o professor Ruy Vieira para o Encontro de Lideranças, que acontece em Brasília hoje e amanhã.

 

Para uma platéia bastante atenta, o professor Ruy - como é chamado - fez um histórico das legislações que regem as profissões ligadas ao Sistema desde 1933, quando o Confea foi criado, até 1996 quando sob o número 9394 foi instituída a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação.

 

Segundo o professor, "o grande mérito da Resolução 1010 é sua adequação às diretrizes curriculares e a abrangência que ela permite para a incorporação de novos campos de conhecimento e abertura para a extensão”.

 

O ex-presidente do Confea, Wilson Lang, que coordenou o painel, afirmou que a pergunta que todos fazem agora é: “Qual o impacto da aplicação da Resolução 1010 no dia-a-dia dos profissionais?”

 

Dilvo Ilvo Ristoff, diretor de estatística e Avaliação da Educação Superior do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira ), e um dos debatedores do Painel II, informou: "Pela primeira vez está sendo elaborado um cadastro nacional de docentes do nível superior no país. Em breve, o Inep vai disponibilizar a junção dos bancos de dados com os de instrumentos de avaliação.”

 

Segundo Ristoff, "o grande sonho a ser realizado agora é alcançar, até 2011, 30% dos jovens brasileiros entre 18 e 24 anos e colocá-los nas faculdades".

 

Além de Ristoff, Itamar Kalil, arquiteto e ex-conselheiro federal, e Marco Antonio Amigo, eng. mecânico e ex-presidente do Crea-BA, completaram o time de debatedores do Painel II, que encerrou as atividades desta segunda-feira.

 

Por Maria Helena de Carvalho
Da equipe da ACOM