FAO, PNUMA e Confea apoiam obra sobre paisagens verdes urbanas

Brasília, 23 de setembro de 2021. 

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), apoiaram a realização do e-book Verde Urbano, o primeiro da série Eu, o meio ambiente e você. 

.

A publicação apresenta diversos temas relacionados ao ecossistema urbano, como por exemplo, a biodiversidade das cidades, o plantio e manejo de árvores, regulação do clima e ciclo hidrológico, sequestro e estoque de carbono e benefícios à saúde física e mental, além dos aspectos cênicos da ornamentação de ruas e avenidas que hospedam milhares de pessoas em nossas cidades.

Organizado por Maurício Lamano Ferreira , Alessandro Zabotto e Fernando Periotto percebe-se no e-book o encontro entre a ciência e o espírito de servir publicamente os milhões de brasileiros que respiram o ar das cidades, sonhando com a volta à natureza e à terra dos nossos antepassados. “Precisamos urgentemente repensar os modelos de ocupação urbana. Muitas cidades já estão comprometidas com um futuro mais sustentável e com o desenvolvimento verde. Mas ainda precisamos de ações mais impactantes para cumprir a Agenda 2030 e garantir que as cidades sejam  espaços inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Nesse sentido, é fundamental entendermos que nossa qualidade de vida está diretamente relacionada com a saúde dos ecossistemas urbanos.”,  ponderam os organizadores. 

A obra é lançada em um momento extremamente importante para o planeta, concomitante à Década da Restauração de Ecossistemas (2021-2030), que tem como principal objetivo aumentar os esforços para restaurar ecossistemas degradados. 

De escrita leve e didática, o E-book Verde Urbano tem como público-alvo pessoas que convivem predominantemente nas cidades, sejam crianças, adolescentes, adultos ou idosos, independente do grau de instrução ou nível social. São pessoas que plantam e cuidam de árvores em seus quintais, contemplam a natureza urbana, frequentam parques e praças públicas e zelam pela natureza.

Confira a íntegra do e-book Verde Urbano

Equipe de Comunicação do Confea
Com informações da Assessoria da FAO