Crea-GO homenageia Irineu Borges do Nascimento com novo prédio

Goiânia, 27 de novembro de 2020.

O novo edifício do Crea-GO, inaugurado em 26 de novembro, foi batizado com o nome  do Eng. Minas, Metal. e Civ. Irineu Borges do Nascimento (07/09/1924 – 10/10/2013), em reconhecimento a sua trajetória profissional. No evento de inauguração, o professor Irineu, como era mais conhecido, foi representado por suas filhas, Sônia Maria Bento do Nascimento e Sandra Maria Bento do Nascimento de Oliveira; e por seu neto, Irineu Borges do Nascimento Neto.

Familiares do Eng. Irineu Borges do Nascimento auxiliaram no descerramento do letreiro com o nome do edifício (Foto: André Costa)

O engenheiro foi um dos fundadores da Fundação de Engenharia do Brasil Central da Universidade Federal de Goiás (UFG). Também foi 1º secretário de Planejamento do Estado de Goiás; presidente da Superintendência das Obras do Plano de Desenvolvimento (Suplan); presidente da Companhia de Habitação de Goiás (Cohab) por duas vezes; além de coordenador geral do Projeto Rio Formoso. No Sistema Confea/Crea, Irineu foi conselheiro do Crea-GO por quatro mandatos; vice-presidente do Conselho por quatro mandatos; e ainda recebeu medalha do Mérito do Sistema Confea/Crea, em 1993.

Em seu discurso, a filha de Irineu, Sônia Maria Bento do Nascimento fez uso das palavras do pai, quando recebeu o título de professor emérito da UFG: “Jamais imaginei merecer tanto coroamento de minha vida útil”, destacou Irineu à ocasião. “Basta-me a convicção sincera de que, sem falsa modéstia, não fiz tanto para merecer tanta glória, apenas cumpri minhas obrigações sem permitir que meu caráter fosse contaminado e comprometido com as nódoas das incompetência e dos desvarios comportamentais”, Sônia citou as palavras do pai.

A filha do homenageado finalizou seu discurso dizendo: “Com a família, divido a honra deste sublime momento. Seremos guardiões, com responsabilidade, do precioso legado que meu pai nos deixou como fortuna incomparável”.

O Eng. Minas, Metal. e Civ. Irineu Borges do Nascimento foi homenageado por sua trajetória profissional

A trajetória profissional de Irineu Borges do Nascimento foi louvada por todas as autoridades que fizeram uso da palavra durante o evento: o presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida; o presidente eleito Eng. Civ., Agric. e Seg. Trab. Lamartine Moreira Júnior; o presidente do Confea, Eng. Civ. Joel Krüger; e até mesmo o prefeito de Goiânia, Iris Rezende.

 

Leia mais:

Novo prédio do Crea-GO em Goiânia é inaugurado

Crea-GO transfere Galeria de Ex-Presidentes para novo edifício

Iris Rezende é homenageado pelo Crea-GO

Salas e Centro de Eventos de novo edifício do Crea recebem nomes de profissionais

 

Assessoria de Comunicação do Crea-GO