Coordenador faz análise das ações do Cden neste ano

Brasília, 11 de novembro de 2021.

Participantes da última reunião do Cden, em Brasília (DF)


Coordenado pelo eng. mec. Marco Aurélio Candia Braga, o Cden é composto por 22 entidades nacionais credenciadas, que na última reunião do ano conseguiu cumprir a decisão plenária, de 2014, que previa a participação, com direito a voz, de dois coordenadores do Colégio de Entidades Regionais (Cder) e dois presidentes de Entidades Precursoras. “É com muita alegria que encerramos o ano com a participação ativa do Cder e das Entidades Precursores, que são parceiros do trabalho desempenhado pelo Cden. Concluímos os trabalhos com sentimento de união e convergência das ações. 2021 nos fez mais forte”, comemorou Braga. 

No decorrer do ano, o Colégio de Entidades Nacionais (Cden) realizou quatro reuniões a fim de debater temas relevantes para as instituições que representa junto ao Sistema Confea/Crea. Para este ano, o colegiado havia estabelecido como diretrizes a atuação no Legislativo, as pautas de equidade de gênero, entre outras pautas.
Na última reunião deste ano, realizada entre 08 e 10 de novembro, em Brasília (DF), os representantes das entidades nacionais receberam o procurador Jurídico do Confea, Igor Tadeu, que situou os integrantes do Cden sobre as ações do Confea em relação às resoluções ilegais e arbitrárias por parte do Conselho Federal dos Técnicos (CFT) e do Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA). 

Esses conselhos profissionais têm emitido resoluções dando atribuições aos seus profissionais para atuarem em áreas em não têm adequada formação, o que traz a insegurança das atividades de Engenharia, Agronomia e Geociências perante a sociedade, além de um risco ambiental, social e econômico. O superintendente de Integração do Sistema (SIS), eng. civ.  Osmar Barros Júnior, falou da importância da atuação dos Creas no combate a essa exorbitância: “Além das ações judiciais e extrajudiciais promovidas ou apoiadas pelo Confea, das ações parlamentares, é importante intensificarmos a fiscalização nos Creas e temos reforçado essa necessidade junto às coordenadorias”, pontuou Osmar. Vale destacar que em março, o Cden apoiou iniciativa da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab) que publicou uma carta em defesa das atribuições dos profissionais do Sistema em detrimento aos decretos e às resoluções dos conselhos de técnicos.

Braga ainda destacou a atuação do Cden no Grupo de Trabalho sobre as alterações à Lei nº 5.194/1966. O GT tem como objetivo consolidar as propostas de mudanças apresentadas pelos diversos fóruns, entidades e Creas. “Estamos reunindo contribuição de todas as entidades para auxiliar no aprimoramento dessa legislação que é tão importante para a nossa profissão”, pontuou o coordenador do Colegiado.

Coordenador do Cden, Marco Aurélio Braga

Ainda na reunião realizada em novembro, Marco Aurélio destacou o Seminário de Estudo sobre Acreditação e Certificação Profissional (acreditar o CNPJ e certificar o CPF) proferido pelo conselheiro federal Jorge Luiz Bittencourt da Rocha, o presidente da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge), Vanderli Fava de Oliveira, e o diretor administrativo da Abenge, eng. civ. Vagner Cavenaghi. “Com a implantação da certificação, as entidades nacionais, juntamente com o Sistema Confea/Crea, vão assumir um maior protagonismo nessa nova dinâmica no mercado de trabalho”, analisou. 

Vice-presidente da Associação Brasileira dos Engenheiros Agrícolas, Gizele Gadotti

Em uma ação conjunta do Cden com o Conselho de Comunicação e Marketing (CCM) do Confea, o Colegiado vai indicar nomes de líderes femininas a serem homenageadas, anualmente, no mês de março. O Cden tem direito a indicar quatro nomes para a homenagem,  confira quem são:  a engenheira civil Maria Bernadete Fernandes Vieira de Melo, a engenheira de minas Maria José de Oliveira Castro, a engenheira agrícola Ilá Maria Corrêa e a engenheira civil e de segurança do trabalho Maria Aparecida Rodrigues Estrela. 

Sobre as iniciativas do Programa Mulher, a vice-presidente da Associação Brasileira dos Engenheiros Agrícolas, Gizele Gadotti, descreveu as iniciativas do Cden: “De 22 entidades, temos apenas duas representantes mulheres. Em junho, promovemos a live sobre o Dia Internacional da Mulher com intuito de sensibilizar as mulheres para participarem das entidades de representação profissional”.  Gadotti acredita que, neste ano,  o tema equidade de gênero entrou definitivamente para a pauta e as prioridades do Colegiado. “É fundamental que haja uma aproximação do Sistema com as engenheiras a fim de incrementar e fortalecer o Programa Mulher”, defendeu a engenheira. 

Sobre o Cden
O Cden é um fórum consultivo do Confea constituído pelas entidades nacionais representativas das profissões jurisdicionadas pelo Sistema Confea/Crea e credenciadas junto ao Federal. 

 

Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea