Conheça a conselheira baiana Michele Ramos

Brasília, 25 de janeiro de 2021.

Natural de Salvador (BA), Michele Costa Ramos é graduada em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário Jorge Amado e em engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade de Salvador (UNIFACS). Em sua atuação no Sistema Confea/Crea, foi conselheira regional da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica do Crea-BA. Michele coordenou a Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica (CEEMM) do Regional baiano e também foi eleita para a diretoria da Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (Fenemi). Já no segundo mandato de conselheira regional, integrou a Comissão de Ética do Crea-BA, além de ser indicada pela Fenemi/Colégio de Entidades para integrar o Comitê Gestor Painel Mulher do Confea.

Confira a entrevista com a conselheira federal representante da Bahia e da modalidade Industrial, que vai representar os profissionais nos próximos anos, Michele Ramos: 

Conselheira Michele Ramos (BA)

Site Confea - A senhora pode nos falar da sua trajetória dentro do Sistema até se tornar conselheira?

Comecei em 2015 ao ser indicada pelo Clube de Engenharia da Bahia para assumir a vaga de Conselheira Regional da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica do Crea-BA para o mandato 2016-2018, seguindo os passos do meu marido, também engenheiro mecânico e que já havia sido conselheiro por dois mandatos. Logo em 2017 fui eleita coordenadora da CEEMM, mesmo ano em que também fui eleita para a diretoria da Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (Fenemi). Como representante da Bahia, dentro da Coordenadoria Nacional das Câmaras Especializadas atuei muito forte nas pautas relacionadas ao exercício profissional e ensino. Em 2019, já no segundo mandato de conselheira regional, fui indicada para a Comissão de Ética do Crea-BA onde assumi o cargo de coordenadora-adjunta, e em 2020 fui eleita pelo Plenário do Crea-BA como Coordenadora daquela Comissão. Também em 2019 fui indicada pela Fenemi/Colégio de Entidades para integrar o Comitê Gestor Painel Mulher do Confea. Mas foi no final de 2019 que, o então candidato a presidência do Crea-BA, Joseval Carqueija, me questionou sobre a possibilidade de disputar a vaga de Conselheira Federal. A proposta me soou ousada demais, mas no início de 2020 um grupo de apoiadores de Carqueija se reuniu e concordou que o meu nome era forte o bastante dentro do Regional e representava bem o que eles entendiam ser o perfil ideal para a disputa da vaga no Conselho Federal. Toda essa atuação dentro do Sistema Profissional só aconteceu porque sempre tive o incentivo e o apoio incondicional da minha família para encarar esses desafios.

Site Confea - Qual a proposta de trabalho da senhora para o triênio 2021-2023?

Participei do pleito pela vaga da modalidade Industrial, entretanto minha campanha foi pautada em um mandato pela Bahia e para todos os profissionais do Sistema. Entre os diversos compromissos que assumi com meus colega profissionais do estado, posso destacar quatro delas: o fortalecimento das Entidades de Classe dentro do Confea, a federalização do Plenário do Confea, a maior aproximação do Conselho Federal com o Poder Legislativo na defesa das pautas de interesse do Sistema e, a questão do sombreamento de atribuições com outras profissões.

Site Confea - Quais as expectativas e desafios para os próximos três anos?

Tenho uma grande expectativa de que os profissionais do meu estado se sintam representados no Conselho Federal e tenham sua profissão valorizada perante a sociedade. Para isso pretendo manter um diálogo muito próximo e aberto com o Conselho Regional, suas Câmaras Especializadas e as Entidades de Classe que compõem o Plenário do Crea-BA, de forma que suas principais demandas possam chegar até o Conselho Federal apropriadamente. Mas vejo dois grandes desafios nessa empreitada: a necessidade de me dedicar ao mandato longe da minha família e o de representar a profissional feminina dentro de um plenário onde, dos 18 Conselheiros Federais, somente duas são mulheres.

Site Confea - Qual a importância de representar o seu estado no Plenário?

A Bahia é vista tradicionalmente como um forte destino turístico, mas também somos um importante polo industrial e do agronegócio com repercussão internacional. Isso nos levou a uma natural liderança entre os estados do Nordeste. Representar a Bahia é também, de certa forma, levar a voz e os anseios de todos os profissionais do Nordeste para o Conselho Federal.

Site Confea - A senhora tem acompanhado os trabalhos do Plenário Federal nos últimos anos? Quais os projetos/assuntos aprovados mais relevantes que a senhora  destacaria?

Sim, principalmente depois que tive contato com as demais lideranças nacionais ao integrar a Coordenadoria das Câmaras Especializadas no Confea. Foi lá que percebi o quanto a atividade do conselheiro federal impacta no dia-a-dia dos Regionais e dos profissionais. Entre os trabalhos do Plenário Federal, os que mais se destacaram para mim foram as discussões sobre a Lei do PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle dos sistemas de climatização), a atuação do Micro Empreendedor Individual (MEI) como pessoa jurídica dentro do Sistema Profissional e a regulamentação dos Tecnólogos.

Site Confea - Qual a importância da representatividade feminina no Plenário do Confea?

Em 2019 fundamos aqui na Bahia a Associação Feminina de Engenharia, Agronomia e Geociências (Afeag), entidade da qual sou a presidente e que foi a primeira do gênero no nosso Sistema Profissional. Não se trata de uma entidade destinada a defender vagas femininas ou o que quer que seja (mesmo porque temos vários homens associados!), mas sim valorizar o papel da mulher profissional e dar voz a elas para que mostrem que tem a mesma competência que seus pares homens. Eu tenho a convicção de que homens e mulheres são tecnicamente equivalentes, o que existe de fato são visões diferentes em relação ao ambiente profissional, a sociedade e as pessoas em geral. E isso não é uma queixa, pelo contrário, é muito bom que seja assim, pois a diversidade de ideias e opiniões é que fortalecem um grupo e garantem que todos sejam vistos e ouvidos. É o ápice da democracia!

Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea