Confea patrocina debate sobre saneamento básico em Tocantins

Brasília, 14 de dezembro de 2020.

Com patrocínio do Confea, o Encontro Estadual de Saneamento Ambiental foi realizado no dia 11 de dezembro, em Palmas (TO). No evento, o Confea marcou presença com estande, distribuição de publicações técnicas, esclarecimentos de dúvidas sobre o Sistema Confea/Crea.

Estande do Confea

Realizado pela Associação dos Engenheiros Ambientais do Estado do Tocantins (AMBTO), e também com a parceria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (Crea-TO), o evento contou com palestras do presidente da Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ATR), Edson Cabral de Oliveira, e dos professores doutor Aurélio Picanço e mestres Alesi Mendes e Dalton Bracarense.

Para o presidente da AMBTO, engenheiro Rafael Marcolino de Souza, é de extrema importância discutir o saneamento ambiental, e assim propor soluções para as problemáticas que o país enfrenta. “Existe uma relação extremamente próxima entre saneamento, saúde pública e meio ambiente, e trazer esses assuntos em pauta, é uma forma de reconhecer que o saneamento é a base da saúde de um país e sem ele, o desenvolvimento não é completo”, explicou.

O evento que aconteceu das 9h às 18h foi organizado para o novo normal, com os protocolos que a Organização Mundial de Saúde (OMS) exige, como uso de máscaras por todos os participantes e disponibilização de álcool gel.

Universalização de água e esgoto sanitário

Debatendo sobre o tema Aspectos Legais do Saneamento Básico, o presidente da Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ATR), Edson Cabral de Oliveira, deu início à primeira palestra do I Encontro Estadual de Saneamento Ambiental. Durante o dia ocorreram ainda as palestras: Drenagem urbana, Manejo de águas pluviais, Desafios dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário no Tocantins.

Edson Cabral

O presidente da ATR, Edson Cabral, levou os participantes a refletirem sobre a importância de a sociedade estar envolvida nas discussões sobre o novo marco de saneamento. “A universalização de água e esgoto sanitário é um assunto que precisa ser amplamente discutido, porque envolve questões de tarifas, qualidade da água que bebemos e são devolvidas para os recursos hídricos. Dessa forma, se espera que esse serviço seja dentro dos padrões internacionais de qualidade, para evitar problemas em relação à saúde das pessoas”, afirmou.

 

Equipe de Comunicação do Confea
Com fotos e informações de Conexão Tocantins, Portal Stylo e Alessandra Porto