Câmaras de Segurança do Trabalho discutem aprimoramento de atividades

Brasília, 4 de dezembro de 2020.

Cuiabá (MT) sediou nos dias 1º, 2 e 3 de dezembro a 4ª Reunião Ordinária da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia de Segurança do Trabalho dos Creas (CCEEST).

O conselheiro federal, eng. mec. e seg. trab. Carlos de Laet Simões, que marcou presença na agenda, pontuou que o tema de destaque foi a Resolução nº 1.071/2015, que dispõe sobre a composição dos plenários e a instituição de câmaras especializadas dos Creas. “Há um pleito unânime por parte dos engenheiros de Segurança do Trabalho quanto às alterações desse normativo que traz certos prejuízos para esses profissionais. Esse foi o assunto que demandou exacerbado tempo para as tratativas, haja vista ser um normativo que exige cuidados na hora de propor mudanças”, explicou Laet, ao garantir que os encaminhamentos serão dados no Confea. “Não deixaremos de envidar todos os esforços neste assunto que mais interessa os profissionais de Segurança do Trabalho e nos outros pleitos apresentados também”, afirmou.

Conselheiro federal Carlos de Laet (à esq.)

A programação, realizada no Hotel Fazendo Mato Grosso, teve ainda a participação da 1º vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), eng. ftal. Joaquim Paiva de Paula, durante a abertura. A liderança comentou a satisfação de receber os conselheiros para discutir uma área tão importante como a da segurança do trabalho. “Cuiabá esta semana é a capital da segurança do trabalho, pois além de sediarmos a reunião da Coordenadoria Nacional, seremos a sede do 22º Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (22º Conest), que começa nesta quarta-feira (2) e prossegue até a sexta-feira (4), evento que visa discutir temas de interesse da sociedade”, destacou Joaquim Paiva.

O coordenador nacional da CCEEST, Milton Alves, destacou a importância de reunião como essa para discutirem o aperfeiçoamento das atividades relativas à Engenharia de Segurança do Trabalho. “Os profissionais de Segurança do Trabalho estão amparados pelo Sistema, pois em reuniões da CCEEST podemos discutir diretrizes em prol das atividades dos profissionais visando à segurança dos engenheiros e da sociedade em geral”.

Coordenador nacional da CCEEST, Milton Alves (ao centro)

Ao encerrar a solenidade de abertura, o coordenador nacional afirmou que a atual gestão do Confea tem olhado com bons olhos para a segurança do trabalho. “Estamos vendo a intenção do presidente Joel Krüger de que nosso fortalecimento é cada vez mais importante para o Sistema”, disse.

Entre os assuntos discutidos na reunião estiveram: Informes da Coordenação Nacional: – Sobre Leis, Portarias publicadas no momento pela Coordenação Nacional; Apreciação da súmula da 3ª Reunião Ordinária de 2020; Discussões acerca da Proposta de ART múltipla (Proposta CCEEST 09/2019); e Monitoramento, no âmbito da respectiva coordenadoria, da adoção pelos Creas da diretriz de ampliar a fiscalização em empreendimentos que demandam serviços de engenharia, agronomia e geociências com o objetivo de proteger a vida, e da meta que determinou aos Creas fiscalizar 100% dos hospitais do país, para as modalidades que atuam em obras e serviços ligados a empreendimentos hospitalares.

 

Equipe de Comunicação do Confea
Com informações e fotos do Crea-MT e Glênio Furtado