XVI Simpósio de Geologia do Centro-Oeste recebe lançamento de livro

 

Presidente do Crea-MT, eng. agr. João Valente, entre os geólogos Sheila Klener e Caiubi Khun

Cuiabá, 11 de setembro de 2019.

O livro que destaca a “Geologia na Construção e Desenvolvimento Sustentável do Brasil” foi lançado na no dia 09 de setembro durante o XVI Simpósio de Geologia do Centro-Oeste (SGCO), realizado de 09 a 11 de setembro no Instituto de Pesquisas do Pantanal (INPP), localizado na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá.

O lançamento da obra marca as comemorações dos 40 anos da Federação Brasileira dos Geólogos (Febrageo). “No livro, são apresentadas importantes contribuições da Geologia para o país e o ensino e normatização profissional, trazendo um debate interessante para que a comunidade geológica e a sociedade possam entender um pouco mais sobre o que foi essa contribuição da geologia para o Brasil e qual o seu estágio atual de desenvolvimento no país. O livro está sendo lançado em diferentes cidades do país, inclusive em Rio Claro e em São Paulo, e também em um evento na Universidade de São Paulo, na Usp”, detalhou o conselheiro do Crea Mato Grosso e vice-presidente do Clube dos Geólogos de Cuiabá (Geoclube), geólogo Caiubi Kuhn.

A obra teve o patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e a participação dos autores do estado de Mato Grosso, os   geólogos conselheiro do Crea-MT Caiubi Emanuel Souza Kuhn e Sheila Klener Jorge, presidente da Associação dos Profissionais Geólogos do Estado de Mato Grosso (Agemat) e vice-presidente da Federação Brasileira dos Geólogos (Febrageo) Núcleo Centro-Oeste.
A presidente da Associação dos Profissionais Geólogos do Estado de Mato Grosso (Agemat), Sheila Klener Jorge, explica que o livro aborda a história e a situação atual e ainda perspectivas de algumas áreas da geologia, além de fazer uma reflexão sobre o papel desta ciência no Brasil.

A publicação é dividida em seis capítulos, abordando áreas como Geologia do Brasil, Petróleo, Desenvolvimento Sustentável, Água Subterrânea, Geologia Ambiental e Legislação e Exercício Profissional. É voltado para estudantes, profissionais das geociências e demais profissionais. Conta com 31 autores entre geólogos, geógrafos, meteorologistas e engenheiros ambientais.

Febrageo
Para o presidente da Federação Brasileira dos Geólogos (Febrageo), geólogo e engenheiro civil, Fábio Reis, o livro busca integrar uma discussão histórica com a situação atual e as perspectivas de diferentes temas da Geologia, “demonstrando a importância fundamental dos geólogos na consolidação desses temas no país”.

Capa e contracapa da publicação da Febrageo

A Febrageo é uma entidade nacional que congrega 28 entidades regionais de Geologia pelo país, que representam mais de 12 mil geólogos espalhados por todos os estados brasileiros. Eventos como o Congresso Brasileiro de Profissionais das Geociências (PROGEO) e o Fórum Geodebates, juntamente como o livro, são ações da Febrageo para comemorar suas quatro décadas.

O livro tem seis capítulos que tratam da trajetória do conhecimento geológico no Brasil com os seguintes tópicos: o setor Mineral e a Fundação da Geologia no desenvolvimento Sustentável; Geologia de Engenharia; Riscos Ambientais e Planejamento Territorial; o Brasil, o Petróleo e Geologia; Águas Subterrâneas: Olhando para o futuro e a Legislação; Ensino e Exercício Profissional da Geologia.

Cristina Cavaleiro

Equipe de Comunicação do Crea-MT

Fotos: Igor Bastos