Realizado na sede do Confea, Seminário de Ética reúne 60 participantes

Brasília, 10 de setembro de 2019.

Representando o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, o conselheiro federal João Bosco, engenheiro agrônomo por formação, deu as boas-vindas aos cerca de 60 participantes do Seminário Nacional de Ética Profissional (Snep), iniciado na manhã desta terça-feira (10).

Cercado de expectativas, o seminário foi considerado importante por todos que compuseram a mesa diretora dos trabalhos: Valmor Pietsch, eng. agric. e coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), Flávia Bretas, eng. civ., coordenadora nacional das Comissões de Ética do Sistema Confea/Crea, Fátima Có, eng. civ. que preside o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (Crea-DF), representando o Colégio de Presidentes de Creas, e Jorge Silveira, eng. civ. representando a Mútua, caixa de assistência.

Da esq. p/ dir.: Valmor, Flávia, Bosco, Fátima e Silveira

 

Mais fotos no Facebook do Confea

 

Para Flávia, “os seminários são oportunidade de aprendizado”. Para Valmor, “serão tratados os valores humanos maiores:  ética e moral”. Já Silveira falou que “é na ética onde tudo acontece, começa na família e continua por toda a vida. A ética é que nos conduz”. Ex-presidente do Crea-SE, quando participou da cassação do registo de profissionais, Silveira reconhece a “delicadeza de se interferir na vida de um profissional, cerceando suas atividades”. Fátima Có, por sua vez, falou da importância da uniformização da aplicação da Resolução 1.090, e pediu para os coordenadores ajudarem os presidentes de Creas na tomada de decisões, como por exemplo, como julgar engenheiros que denunciados por corrupção ocupam cargos e funções, não atuando como engenheiros”.

Ao falar por último, em nome de Joel Krüger, João Bosco disse do momento em que a ética e os conselhos profissionais estão sendo questionados.  “A sociedade nos cobra funcionamento”. Ao se dirigir ao trabalho dos coordenadores, pediu que eles “apontem caminhos para mostrarmos para a sociedade a importância dos conselhos”.

Apresentada pelo médico e advogado Paulo de Souza Montenegro, diretor da OAB-DF, a palestra “Ética: aspectos gerais, uma visita aos Códigos de Ética Médica e da Advocacia” abriu a programação que destaca temas como período para a divulgação de Censura Pública e as Resoluções 1004/2003 e 1090/2017, entre outros temas.

Paulo Montenegro

Logo após a apresentação de Montenegro, Paulo Bonato, Fábio Charão e Márcia Santos, das Câmaras de Ética Profissional de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Bahia, respectivamente,  trataram sobre o tempo de divulgação do edital de Censura Pública, e sobre os meios de comunicação mais eficazes para alcançar o profissional.

Charão, Flávia, Márcia e Bonato

Os conselheiros federais Luiz Lucchesi, eng. agr., Laércio dos Saltos, eng. ftal., André Schuring, Ricardo Araújo e Marcos Camoeiras, engenheiros civis. marcaram presença na abertura do seminário, que também consideram “importante e fundamental”.

À tarde, a programação segue com a apresentação sobre Estudo da Resolução 1090/2017, por Igor Garcia, procurador jurídico do Confea.

Para a quarta-feira, último dia do Snep, a programação começa com representantes do Tribunal de Contas da União (TCU), falando sobre aplicação da legislação do Confea/Crea, na visão do tribunal.

Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea

Fotos: Marck Castro/Confea