Promovido pelo Crea-MS, seminário aborda ética em Campo Grande

Presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger aborda ética profissional

A ética - na Engenharia, na segurança do trabalho e no meio ambiente - foi tema de seminário na última semana na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (Crea-MS). Promovida pela Comissão de Ética Profissional da instituição, esta foi a quinta edição do seminário, que contou com apoio do Confea, da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-MS e do Sicredi, instituição financeira cooperativa.

Um dos palestrantes do evento, o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, defendeu uma fiscalização mais rigorosa em relação à conduta ética profissional. “A fiscalização beneficia aqueles 99% que cumprem sua obrigação adequadamente. Se não agirmos, parece que somos todos iguais”, afirmou. No início da palestra, que teve como tema o “Código de Ética Profissional”, Krüger fez um resgate das etimologias das palavras ética e moral, para ilustrar que, embora na prática os dois conceitos andem próximos, em sua origem mantêm contextos diferentes. “A palavra ‘ética’ tem origem grega – vem de ethos – e significa, especificamente, caráter. Tem a ver com o indivíduo. Já “moral”, uma palavra latina (de moralis), significa cultura, costumes, os hábitos e tradições de um determinado grupo ou população. Tem um senso mais coletivo”, compartilhou.

Presidente Dirson Freitag (Crea-MS) entrega certificado de participação ao presidente Joel Krüger (Confea)

O 5º Seminário de Ética do Crea-MS contou, ainda, com palestras do conselheiro federal eng. ftal. e seg. trab. Jackson Jarzynski (suplente do eng. agr. Evandro Martins) e do professor do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) eng. amb. Vinicius Ribeiro.

Equipes de Comunicação do Confea e do Crea-MS