Programas habitacionais do Governo terão assistência de engenheiros 

Foz do Iguaçu (PR), 03 de outubro de 2019.
 


Na manhã do segundo dia do Colégio de Presidentes, em Foz do Iguaçu (PR), o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), eng. civ. Joel Krüger, anunciou que a comitiva do Confea - liderada pelo vice-presidente, eng. eletric Edson Delgado, e a presidente do Crea-RS, eng. civ Alice Helena Scholl -, esteve reunida ontem (02) com o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. A reunião, agendada pelo deputado estadual Luís Augusto Lara (PTB/RS), tinha como tema inicial a federalização do plenário do Confea. 

Vice-presidente, Edson Delgado

 

Durante a reunião, o ministro afirmou que não tem como haver desenvolvimento se não for com a engenharia e informou que a partir de agora os programas habitacionais feitos pelo Governo terão de contar com a assistência técnica dos engenheiros. Segundo Onix, a medida garante aos empreendimentos uma qualidade técnica na vistoria das construções. “Viemos aqui pedir a ampliação dos assentos no Conselho Federal, que antes tinha 18 conselheiros ao invés de ser um representante de cada Estado, e saímos com a ampliação de um grande mercado para os engenheiros do Brasil.”, comemorou o deputado Lara. O vice-presidente do Confea, Edson Delgado, endossou: “A engenharia brasileira estará presente acompanhando a evolução do Brasil”. 
Sobre assistência técnica gratuita, o presidente Joel exemplificou que o Paraná tem o Programa Casa Fácil, criado em 1989 e premiado pela Organizações das Nações Unidas (ONU). O Programa é uma parceria do Regional com Entidades de Classe registradas e as prefeituras municipais, visando a construção de casas populares com até 70 metros quadrados para famílias com renda limitada de até 3 salários mínimos. Krüger pontuou que a Engenharia como carreira de estado - projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados -  pode ser fundamental para a assistência técnica.

 

Mobilização
Joel ainda reforçou a importância de os Creas sensibilizarem os parlamentares de seus estados sobre as pautas do Sistema e destacou a aproximação do Sistema com o Governo. “A discussão com Executivo é fundamental, temos várias tratativas com os ministérios, como da Agricultura; do Desenvolvimento Regional onde estamos discutindo a questão da assistência técnica e da restauração e patrimônio histórico, além do Ministério da Economia onde temos conversado sobre federalização, certificação”, exemplificou Krüger. “Quando reconhecem a importância da engenharia fica claro que eles entendem que a profissão não pode ser desregulamentada.”, finalizou o presidente, fazendo referência à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 108/19, que altera a natureza jurídica dos conselhos profissionais e retira o poder de fiscalização exercido pelo Sistema Confea/Crea.

 

                                                                                   Confira mais fotos no Facebook do Confea
 

Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea