Plenário do Confea conhece ações de fiscalização proativa do Crea-GO

Brasília, 14 de setembro de 2018.

A atividade de fiscalização desempenhada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) teve ganho de eficiência a partir da implantação do Livro de Ordem eletrônico, como foi demonstrado aos conselheiros do Confea na tarde da 1471ª sessão plenária, realizada na sexta-feira (14). A ferramenta virtual foi disponibilizada em 31 de julho passado para todos os profissionais com registro regular no Regional.

"Presidente do Crea-GO, eng. agr. Francisco Almeida"

“Em quase 45 dias já foram registrados aproximadamente mil Livros de Ordem eletrônicos”, comemorou o presidente do Crea-GO, eng. agr. Franscisco Almeida ao falar que a iniciativa é um sucesso também entre os registrados no Regional. “Hoje, os profissionais que querem mostrar eficiência utilizam o Livro de Ordem eletrônico como ferramenta de marketing e como instrumento de segurança sobre o trabalho que ele desempenha, uma vez que ele pode encaminhar o Livro para o contratante”, acrescentou.

Outras vantagens do instrumento virtual foram listadas pela analista de Fiscalização do Crea goiano, eng. civ. Kamilla Geaninne Andrade. “O Livro eletrônico não é uma ferramenta complexa, mas simples. Ela permite por exemplo anexar fotos, o que resguarda e comprova o serviço prestado pelo profissional, ajudando-o a compor o acervo técnico.”

"Engenheiros civis Kamilla Geaninne e Eliel Oliveira"

Base de dados
“O Livro eletrônico se mostrou muito útil e eficiente para analisar o grande volume de informações de forma pontual e instantânea, o que não poderia ser feito manualmente. Esses dados ajudam na tomada de decisão e também na análise de risco para direcionar a fiscalização, o que foi muito recomendado pelos órgãos de controle, TCU e CGU”, comentou o gestor do Departamento Técnico do Crea, eng. civ. Edvaldo Maia lembrando que o Livro de Ordem é a memória escrita  de  todas  as  atividades  dos  responsáveis  técnicos  relacionados  à  obra  ou  ao serviço.

"Eng. civ. Edvaldo Maia"

Para analisar o grande montante de dados, o Regional investiu na consolidação, em uma única plataforma, das informações oriundas de diferentes fontes, como explicou o coordenador de Integração de Dados. “Com isso, foi possível ter um painel de análise e realizar um trabalho de inteligência na fiscalização”, disse o eng. civ. Eliel Oliveira. 

Os dados compilados podem, por exemplo, ser cruzados com informações de outros setores do Crea, como a Ouvidoria. Já houve caso em que o Regional utilizou dados do Livro de Ordem para embasar denúncia cujos argumentos eram inconsistentes. Depois da pesquisa e análise do banco de dados, a fiscalização foi levada adiante e, in loco, comprovou os indícios iniciais.

Defesa da sociedade
Sendo o primeiro dos 27 Creas do País a efetivamente implantar o documento, o Conselho goiano tem como principal objetivo proteger os profissionais do Estado, contribuindo para a valorização do bom exercício da profissão. Também garante a segurança da população, uma vez que coíbe o acobertamento profissional. “É um sucesso colocar em prática a fiscalização em defesa da sociedade”, elogiou o conselheiro federal, eng. civ. Alessandro Machado.

O modelo de Livro de Ordem implantado em Goiás, visto como um atestado do bom serviço prestado por profissionais de todas as modalidades, já serve de inspiração para outros Creas do Brasil, que visam atender à Resolução nº 1094/2017, do Confea, que dispõe sobre a adoção do Livro de Ordem de obras e serviços das profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea.

Livro  de  Ordem
Tem  a  função  de comprovar  a  autoria  e  acompanhamento  de trabalhos do responsável técnico. O Livro de Ordem deverá conter o registro de todas as ocorrências relevantes da obra/serviço onde houver a participação de profissionais da Engenharia, Agronomia, Geografia,  Geologia e Meteorologia.

 

MAIS FOTOS NO FACEBOOK DO CONFEA

 

Congresso de Engenharia Civil
Ainda à tarde o plenário aprovou a participação dos 27 coordenadores das Câmaras Especializadas de Engenharia Civil (CCEEC) dos Creas, ou seus respectivos adjuntos, a serem indicados pelas Câmaras, no 24ª Congresso Brasileiro de Engenharia Civil (CBENC), que ocorrerá nos dias 9 a 11 de outubro próximo, em Belo Horizonte (MG).

Considerado o maior congresso de engenheiros civis do país, o CBENC é promovido anualmente pela Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC), que tem representação nos 26 estados brasileiros, e é uma entidade civil sem fins lucrativos, voltada ao aperfeiçoamento técnico, científico e cultural dos engenheiros civis, estando permanentemente focada no desenvolvimento nacional, com ênfase para o bem estar da população.



CEF e CCM com nova formação
Pela manhã, durante a 1471ª sessão plenária, os conselheiros analisaram processos apresentados pela Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema (CCSS), Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep) e elegeram a nova formação da Comissão Eleitoral Federal (CEF), com base na deliberação CEF 5038/2018. Foram eleitos:  membro titular – Luciano Soares;  1ª suplência – Laércio dos Santos; 3ª suplência eleito conselheiro Evandro Martins; 5ª suplência – Jorge Luiz da Rocha. O conselheiro William Barbosa, 2º suplente, já integrava a comissão e permaneceu no cargo.

O Conselho de Comunicação e Marketing (CCM) também foi recomposto. A vaga de representante do plenário, no fórum, passará a ser ocupada pelo conselheiro federal João Bosco de Andrade Lima Filho, em substituição a José Chacon de Assis, falecido no dia 3 de julho passado, em Brasília, vítima de atropelamento.



Julianna Curado e Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea
Com informações da Ascom do Crea-GO