Notícia, marca, serviço, público, mídias: temas são tratados em palestra

Brasília, 11 de março de 2020.

Com a participação de 40 assessores, começou na quarta-feira, 11/03, o 2º Seminário de Comunicação Institucional do Sistema Confea/Crea e Mútua. Na programação, palestras e debates durante os dois dias do evento, 11 e 12 de março, realizado em Brasília.

As boas-vindas ficaram por conta de uma mesa formada pelo eng. civ. Osmar Barros Jr., no exercício do cargo de presidente do Confea. Pelos integrantes do Conselho de Comunicação e Marketing (CCM), representantes do plenário: eng. eletric. José Miguel Lima e eng. minas Renan de Azevedo; da Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais), o eng. civ. João Carlos Pimenta; do Colégio de Presidentes de Creas, a eng. agr. Carminda Pinheiro, presidente do Crea-AC;  eng. agr. Thiago de Oliveira, titular da Coordenadoria Nacional de Câmaras Especializadas; e pelo eng. agr. Cláudio Calheiros, no exercício da presidência da Mútua, e por Renato Barros, superintendente de Estratégia e Gestão do Confea. Todos destacaram a importância da área de comunicação.

Ao se dirigir a jornalistas e profissionais da área de marketing e conselheiros federais presentes na abertura do seminário, Osmar Barros Jr. destacou que “basta ler os relatórios da Gerência de Comunicação do Confea para observar que é evidente a unicidade de ações para se comunicar de forma dinâmica com os profissionais e a sociedade em geral”.

Para ele, a atual gestão, comandada pelo jornalista Felipe Pasqualini, “tem primado para alcançar um número cada vez maior de pessoas informando sobre a atuação do Sistema Confea/Crea como um todo”.

Barros destacou os diversos encontros “que o Confea vem promovendo ao interligar todos os setores, da Assessoria Parlamentar à Fiscalização, Ouvidoria, Controladoria e Recursos humanos”, por exemplo.

Oliveira disse da importância que os profissionais da comunicação e do marketing ganharam nos últimos anos,”inclusive, dentro do Sistema Confea/Crea para divulgar uma imagem positiva e atuante”.

Claudio Calheiros, por sua vez, alertou “sobre a importância do combate às fake news” e sobre o processo eleitoral que elegerá presidentes do Confea, dos Creas e conselheiros federais.

Pimenta falou dos participantes, destacando a participação majoritária das mulheres. Ele acredita que a comunicação pode mudar uma realidade “para o bem ou para o mal”. “Vocês têm que brigar contra as notícias falsas”, aconselhou.

José Miguel enfatizou que “comunicação e marketing têm que caminhar juntos com ações bem definidas”.

Carminda, por sua vez, disse que o seminário vai estabelecer diretrizes para que Confea/Crea e Mútua trabalhem juntos, em parceria”. Para ela, Felipe Pasqualini “tem feito um excelente trabalho nesse sentido”.

Pela manhã, a programação teve início com a primeira palestra apresentada pelo jornalista e consultor em Comunicação Estratégica Giovanni Ferreira, e tratou da “Comunicação e Conexão da Tradição à Inovação”.

Para Ferreira, que propôs debate e reflexão sobre o tema, “o dinamismo da comunicação, da economia e da política são desafios a serem encarados dia a dia, a todo o momento”. Ele também destacou as multitarefas desempenhadas pelo jornalista “que é também um relações públicas”.

Para todas as instituições, ele defendeu “uma comunicação transversal, passando por todos meios de comunicação, da mídia impressa à digital, do outdoor ao Facebook.

“Comunicação institucional precisa ser estratégica”, ensinou Ferreira que falou sobre notícia, marca, produto, serviço, público-alvo, mundo, mídia digital e sobre a necessidade da capacitação e atualização de conhecimento.

Na parte da tarde, João de Carvalho e Talita Camargo, respectivamente, assessor jurídico e assistente da Comissão Eleitoral Federal (CEF), falaram sobre os cuidados necessários durante a campanha eleitoral, iniciada no último no dia 7 de março, com eleições marcadas para 3 de junho próximo.

 

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Confira a programação completa

 

Fiscalização

No final do dia, a programação foi dedicada ao tema “Os novos rumos da fiscalização”, apresentado pelo chefe de gabinete do Confea, eng. agr. Luiz Rossafa, que chamou atenção dos profissionais de Comunicação para a essência do Sistema. “Fiscalização é a nossa razão de existir, como está no art. 24 da Lei 5.194/1966, o qual diz que a verificação do exercício e das atividades das profissões serão exercidas pelo Confea e Creas”, mencionou. 

Eng. agr. Luiz Rossafa, chefe de gabinete do Confea

Rossafa pontuou que o atual entendimento acerca da missão do Confea envolve transformação de leitura sobre a organização, o que abrange fortalecer o diálogo entre a Comissão de Ética e Exercício Profissional (CEEP) e as coordenadorias de câmaras, adotar inteligência artificial, planejar ações fiscalizatórias e investir na atuação coordenada nacionalmente e no acompanhamento de resultados. “Temos orçamento para garantir a efetividade dessa proposta de macroprocesso de fiscalização”, afirmou, destacando a diretriz única definida no fim do ano passado pelos gerentes de Fiscalização dos Creas, a qual propõe ampliar a fiscalização em empreendimentos que demandam serviços de engenharia, agronomia e geociências com o objetivo de proteger a vida. “Essa nova etapa vai gerar muitas informações e notícias para serem levadas à população”, sinalizou Rossafa. 

 

Diretriz nacional

Ao apresentar para o público as atribuições da Comissão de Ética e Exercício Profissional, o coordenador eng. agr. Annibal Margon reforçou a necessidade do trabalho em parceria com a área de Comunicação. “A sociedade precisa perceber a relevância das atividades de fiscalização dos Creas”, disse o titular que teve a fala complementada pelo assessor da CEEP. “Estamos trabalhando e monitorando os números relativos a processos de infração ao Código de Ética. Precisamos divulgar esses dados para a população”, disse Igor Mendonça, referindo-se aos 1528 processos julgados pelos Creas e aos 63, pelo Confea, nos últimos 3 anos, sendo que somente no Federal foram recepcionados 3 mil documentos para análise nesse mesmo período.  

Eng. mec. Igor Mendonça e eng. agr. Annibal Margon, conselheiro federal coordenador da CEEP

Ao falar da diretriz nacional de fiscalização, Igor pontuou que a Decisão Plenária nº 45/2020 determina que no programa anual de trabalho das Coordenadorias de Câmaras Especializadas deve constar a previsão de que efetuem a cada reunião ordinária o monitoramento da adoção do referido procedimento. A decisão define ainda que a principal meta é fiscalizar 100% dos hospitais do Brasil até 31 de dezembro de 2020. 

Para garantir o cumprimento da diretriz e fortalecer a unidade de ação, a CEEP promoverá até o fim do ano sete agendas, entre reuniões regionais e encontros nacionais, com os representantes da área de Fiscalização dos Creas. “O objetivo é debater e pactuar indicadores e melhorias nos modelos de formulários, discutir o arcabouço legal e também aprovar a nota técnica de fiscalização focada em hospitais”, comentou Igor, recomendando que os profissionais de Comunicação procurem os gerentes de Fiscalização para intensificar a divulgação das iniciativas. “Conheçam com mais profundidade a legislação relativa à ética e trabalhem em conjunto com as comissões.”
 

Maria Helena de Carvalho e Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea