“Nosso papel não é político, é técnico”, afirma Presidente do Confea

Brasília, 22 de fevereiro de 2019.

A integração entre o Confea e os novos coordenadores dos fóruns eleitos durante o 8º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea foi o principal objetivo da reunião promovida pelo presidente Joel Krüger, antes do encerramento do evento, nesta sexta (22). Esclarecimentos gerais sobre pontos como sombreamentos, controle externo, formação e valorização profissional, ensino a distância, criação de indicadores internos e necessidade de proposições objetivas voltadas para a sociedade foram alguns dos temas tratados durante o encontro, quando apenas três coordenadores foram mantidos em relação ao ano anterior: Carlos Eduardo Domingues (Engenharia Civil), Joseval Carqueja (Engenharia de Agrimensura) e Kleber Santos (Agronomia). Veja a relação completa aqui.

 

"Coordenadores de Câmaras, do CP e do CDEN participaram de reunião com o presidente na manhã desta sexta"

 


Um dos pontos destacados pelo presidente Joel Krüger aos coordenadores diz respeito à união do Sistema. “Temos as nossas divergências, mas elas não podem nos dividir. Nossos inimigos estão fora do Sistema. Vamos trabalhar juntos. Nós somos o Sistema”, conclamou. Um trabalho que diz respeito não apenas a demandas internas, mas também a linhas “externas” de atuação. “Somos um conselho multiprofissional. Além disso, o artigo primeiro da nossa lei 5.194 expressa o nosso lastro com a sociedade”.

Portanto, a necessidade de que os colegiados promovam propostas objetivas que visem a atender não apenas aos interesses dos profissionais, mas também os de toda a sociedade, foi também enfatizada pelo presidente do Confea. “Precisamos levar propostas objetivas com dados, informações, mas também diretrizes, ou seja, cumprindo a nossa atribuição de engenheiros. Nosso papel não é político, é técnico”, sugeriu, ressaltando uma manifestação feita pouco antes à Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil.

Um dos exemplos destacados pelo presidente, nesse sentido, diz respeito à necessidade de apresentar propostas de avaliação de cursos, considerando enfaticamente a pouca expressividade do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), em posicionamento compartilhado com a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), em recente reunião. “O que precisamos é de propostas do Confea, do conhecimento de vocês. Somos 270 profissionais especializados, considerando apenas as câmaras, cujas propostas poderão ser agregadas às de outros especialistas da CEAP. Inclusive, este será um eixo temático que discutiremos no Congresso Nacional de Profissionais – CNP”.

 

ÁLBUM DE FOTOS DO 8º ENCONTRO DE LÍDERES REPRESENTANTES

 

Inovação

A apresentação de uma proposta de plano de trabalho para as coordenadorias marcou a realização do Encontro, sendo bem recebido pelos coordenadores das coordenadorias nacionais de câmaras especializadas de Engenharia Agrícola e a de Geologia e Engenharia de Minas. 

 

"Coordenador da Engenharia de Agrimensura, Joseval Carqueja aprova a orientação dos trabalhos sugerida pelo Confea"

 

"Entendo que essa metodologia cumpriu com uma queixa do CNP anterior. A gente fazia o Plano de Trabalho muito sem orientação, e agora vamos ter uma agenda sugerida pelo Confea, o que é uma evolução porque antes cada coordenadoria trabalhava para si só, e agora nós todos temos que trabalhar juntos para o país e para o Sistema. Diante das exigências dos órgãos de controle, havia a necessidade de o Confea tomar a rédeas dessas iniciativas, senão viraria uma bagunça", comentou o coordenador da CCEEAGRI, Joseval Carqueja.

 

"Ubirajara Lira, coordenador da Geologia e Minas, defende que a nova proposta de trabalho conduzida pelo Confea poderá contribuir para a valorização profissional da área"

 

Já o coordeador da Coordenadoria de Geologia e Minas, eng. min. Ubirajara Lira, considerou que o plano de trabalho sugerido pelo Confea promove um "Norte necessário para não ficarmos parados no tempo". Segundo ele, "agora as coordenadorias dispõem de uma linha de ação uniforme". Atendo-se ao contexto de tragédias que vêm marcando a área, ele acredita que esse conjunto de ações poderá contribuir para a valorização profissional e ainda para a segurança da sociedade. "Temos que rever a atuação do profissional junto à gestão das empresas. Nossa posição é que quem tem que definir o trabalho da mineração são os próprios profissionais".

 

Leia mais:

Debates, eleição de novas lideranças: 8º Encontro de Líderes se encerra com saldo positivo

Encontro de Líderes é bem avaliado pelos participantes

Lideranças profissionais mobilizam o Congresso Nacional

Representatividade feminina marca eleição dos CDERs

Chamamento Público: workshop reúne entidades e esclarece dúvidas

Creas da Paraíba e de Roraima à frente do Colégio de Presidentes em 2019

Novas expectativas para a Ceap

Valmor Pietsch e Marco Aurélio Braga assumem a coordenadoria do Colégio de Entidades Nacionais

Parlamentares comparecerem em massa ao 8º Encontro de Líderes

“O Brasil não pode se tornar um país sem alvará de funcionamento”

Engenheiro especialista em planejamento conclama profissionais a se engajarem na política

Começa nesta quarta-feira (20) o 8º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea

Ação parlamentar envolverá centenas de lideranças do Sistema

Lideranças estaduais do Sistema vão reforçar ação parlamentar no Congresso Nacional

 

 

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea