Senado abre espaço para sessão em homenagem ao Dia do Engenheiro

Brasília, 13 de dezembro de 2019.

A mesa formada pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF), pelos engenheiros civis Joel Krüger, Fátima Có e Antonio Carlos Aragão, respectivamente, presidentes do Conselho Federal (Confea) e dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal e da Paraíba,(Crea-DF e Crea-PB) e também pelo eng. eletric., Edson Delgado, vice-presidente nacional da autarquia, comandou os trabalhos da sessão especial realizada no Senado, na 6ª feira, 13/12, para marcar a passagem do Dia do Engenheiro e dos 86 anos do Sistema Confea/Crea.

(da esq.p/dir.) Fátima Có, Joel Krüger, Izalci Lucas e Antonio Carlos Aragão

 

Mais fotos no Facebook

 

Em seu discurso, ao reconhecer o significado da sessão especial, Krüger defendeu a atuação dos conselhos de regulamentação e de fiscalização profissional, ameaçada pela PEC 108, que trata da desregulamentação de diversas profissões.

Para ele, a regulamentação e fiscalização nas áreas das diversas especialidades das engenharias, das ciências agronômicas, da geografia, geologia e meteorologia se refere “à qualidade das construções, dos alimentos, e à qualidade dos dados técnicos que baseiam as políticas públicas” .

O presidente do Confea destacou que em tudo há o envolvimento da engenharia:  “somos responsáveis pelo saneamento, mobilidade urbana, conservação do meio ambiente, pela mineração”, disse ele antes de afirmar que “o crescimento do agronegócio e da agricultura familiar conta com o trabalho dos nossos profissionais”. Para Krüger, a engenharia está presente na conservação das florestas e até mesmo em áreas menos óbvias, como nos hospitais, repletos de aparelhos complexos desenvolvidos por profissionais da engenharia”.

Joel Krüger informou que para regulamentar e fiscalizar a atuação dos cerca de um milhão de profissionais e de 265 mil empresas, o Sistema Confea/Crea dispõe de 575 inspetorias e de milhares fiscais que, em 2018, realizaram 532 mil fiscalizações e percorreram mais de 8 milhões e 50 mil quilômetros. “Nossos 27 Creas emitiram mais de 4 milhões e 600 mil Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), revelando o compromisso de milhares de profissionais com uma atuação técnica e ética” , afirmou ele completando que “para alcançarmos esses números, o Sistema Confea/Crea toma decisões colegiadas”.

 

Confira a íntegra do discurso do presidente Joel Krüger

 

Conhecimento: capital valorizado
Em sua fala, Krüger valorizou o  conhecimento e o seu compartilhamento” para a geração de um capital “valorizado pelo trabalho diário de milhões de profissionais da área tecnológica”.

Diante da necessidade da retomada de investimentos e do desenvolvimento do país, Krüger defendeu  “o diálogo do Sistema Confea/Crea com os diversos setores e segmentos da sociedade, principalmente o político”.

Ao se referir a Projetos de Lei que tramitam no Congresso Nacional, o presidente do Confea destacou o PL do Senado 303, que institui a Engenharia, Arquitetura e Urbanismo-Geral da União, e o PL 6699, que tramita na Câmara dos Deputados e inclui como crime contra a saúde pública, o exercício ilegal das nossas profissões.
Krüger informou que “a cada 100 mil habitantes, o país apresenta 470 engenheiros” o que, para ele, revela que há espaço para que novos profissionais reforcem o contingente necessário a fim de que o Brasil retome os níveis de crescimento registrados entre os anos de 1930 e 1980”.

Encerrando sua fala, o presidente do Confea afirmou que “os profissionais do Sistema Confea/Crea ajudam o país a  se desenvolver de forma sustentável”.

Fátima Có, Delgado e Aragão também ocuparam a tribuna para falar durante a sessão especial convocada pelo senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), a partir  de iniciativa deputado Sérgio Petecão (PSD-AP). Enquanto ela destacou a importância do Dia do Engenheiro e defendeu maior interação entre lideranças classistas e o poder legislativo, Aragão defendeu a regulamentação das profissões e Delgado a federalização do plenário do Confea.

Ao encerrar a sessão especial, Izalci reconheceu “o importante trabalho desenvolvido pelo Sistema Confea/Crea” e a “necessidade de leis que regulamentem e ajudem a fiscalização de atividades profissionais para valorizar os profissionais e permitir o desenvolvimento do país”.

Além dos conselheiros federais e presidentes dos Creas do DF e da Paraíba, a comitiva do Sistema Confea/Crea foi formada pela eng. civil Iara Nagle, presidente da Associação Brasileira de Engenheiras e Arquitetas (Abea), pelo eng. civil Francisco Ladaga, presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc), por Valmor Pietsch, eng. agrícola e coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (Cden) e do eng. agr. Cláudio Calheiros, diretor da Mútua, caixa de assistência.

 

 

Maria Helena de Carvalho

Equipe de Comunicação do Confea

Fotos: André Benício/Confea