Palmas reconhece 76ª Soea como divisora de águas em sua história

Após três dias de intensa programação, em que se dividiram para atender a cerca de 120 atividades – entre palestras, mesas redondas, apresentação de trabalhos, lançamento de livros, minicursos e reuniões -, os participantes da 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia voltaram a se reunir em programação única, durante a solenidade de encerramento do evento e de abertura do 10º Congresso Nacional de Profissionais (CNP).

Presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger

“Tenho certeza de que temos subsídio suficiente para apresentar um grande projeto, uma grande estratégia para o desenvolvimento do nosso país. A Engenharia, a Agronomia e as Geociências sempre estarão de pé a favor do Brasil. Parabéns à Engenharia brasileira”, afirmou o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, durante a solenidade. Realizada em Palmas (TO), a Semana Oficial reuniu, entre 16 e 19 de setembro, cerca de três mil profissionais, lideranças políticas, estudantes, pesquisadores e professores.

Veja o álbum de fotos da 76ª Soea

Confira a opinião de participantes da Soea

Coordenador-adjunto do Cden, eng. mec. Marco Aurélio Cândia Braga faz a leitura da Carta de Palmas

Carta de Palmas defende profissionais, empresas, educação e diálogo

A leitura da Carta de Palmas deu início à solenidade. Assinada pelas principais lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua, e subscrita pelos participantes, a Carta defende, entre outros pontos, a “valorização dos cerca de um milhão de profissionais e 300 mil empresas registrados no Sistema; a inclusão das atividades da Engenharia e Agronomia como essenciais e exclusivas de Estado; e a representação de todos os estados da Federação no plenário do Conselho Federal”.

Leia a Carta de Palmas

Lida pelo coordenador-adjunto do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), eng. mec. Marco Aurélio Cândia Braga, a Carta foi inspirada no tema central da 76ª Soea - “Estratégias da Engenharia, da Agronomia e das Geociências para o Desenvolvimento Nacional” -, e propõe “o diálogo entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; o combate à corrupção; a abertura econômica; investimentos em educação, pesquisa, inovação e infraestrutura; estudos das potencialidades de sustentabilidade econômica e ambiental do país; definição de políticas públicas; fiscalização severa do exercício ilegal das profissões; e respeito e aplicação dos Códigos de Ética”.

Confira os melhores momentos da 76ª Soea:

 

Parceria e agradecimentos

Em seu discurso de encerramento, o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, agradeceu ao presidente do Crea-TO, eng. civ. Marcelo Costa Maia, anfitrião do evento, por ter acreditado no sonho de se realizar a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia em Palmas. “Obrigado por aceitar o desafio”, disse Krüger, ao agradecer também a prefeita do município, Cinthia Ribeiro, que, apesar de intensa agenda, participou em diversos momentos da Semana. Em sua fala, o presidente do Confea contemplou, ainda, diversas lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua e os participantes do evento.

Presidente do Crea-TO, eng. civ. Marcelo Costa Maia

Em seguida, o presidente do regional tocantinense também demonstrou gratidão a todos que se envolveram na organização e realização da maior agenda do Sistema. Destacou que o sonho da capital mais nova do país de sediar a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia se concretizou. “Foi desafiador, mas gratificante. Tivemos um evento grandioso”. Antes de entregar a bandeira da Soea para o próximo anfitrião do evento – tradição nas solenidades de encerramento das Semanas Oficiais -, Maia estendeu um abraço fraternal e desejou um bom retorno aos participantes, e sucesso ao Crea-GO como sede da próxima edição.

Prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro

Em sua fala de encerramento, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, além de expressar estar honrada com a presença dos participantes da 76ª Soea na capital Tocantinense, demonstrou gratidão ao Sistema Confea/Crea e Mútua pelo evento realizado. “A capital caçula do país tem a história de cada um de vocês dentro de sua própria. A Soea foi um divisor de águas para Palmas, em todos os sentidos”. Antes de concluir seu discurso, a chefe do Executivo Municipal afirmou ter se sentido especialmente representada na quarta-feira, quando foi lançado o Programa Mulher do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Presidente da Mútua, eng. civ. Paulo Guimarães

O presidente da Mútua, eng. civ. Paulo Guimarães, por sua vez, salientou a importância do fortalecimento do Confea e dos Creas. “Peço a união de todos. A Mútua está aqui para atuar como braço social do Sistema”, disse, agradecendo a todos que colaboraram para que o evento terminasse com tantos pontos positivo.

Rumo a Goiânia
Ao som de “Goiás é mais”, composição de Moacyr Franco, interpretada pelo cantor Rodrigo Arantes, a delegação goiana tomou conta do palco de encerramento da 76ª Soea, em festa, exibindo a recém-recebida bandeira da Soea, além das bandeiras do Crea-GO, do estado de Goiás e de Goiânia, a capital do coração do Brasil. “Fazer uma Soea não é fácil”, reconheceu o presidente do Conselho goiano, eng. agr. Francisco Almeida, parabenizando o presidente do Regional tocantinense pelo trabalho realizado.

Presidente do Crea-TO [à dir.] entrega a bandeira da Soea ao futuro anfitrião do evento, presidente do Crea-GO

No ano que vem, a Soea será realizada de 2 a 5 de agosto. “A semana está sendo planejada com muito carinho pela nossa equipe, visando proporcionar a todos a melhor Semana da Engenharia já realizada no Brasil”, declarou Almeida, em vídeo que mostrou as belezas e potencialidades de Goiânia e de todo o estado de Goiás. No mesmo vídeo, o presidente da Assembleia Legislativa do estado, deputado Lissauer Vieira, convida a todos para o evento, acompanhado do prefeito Iris Rezende, que fez um apelo: “venham viver conosco Goiânia, a capital de Goiás”. O vídeo se encerra com o governador do estado, Ronaldo Caiado, afirmando que será um prazer recepcionar os profissionais da área tecnológica.

 

10º CNP
Com os trabalhos oficialmente abertos na noite do encerramento da Soea, a programação da décima edição do Congresso Nacional de Profissionais tem início na sexta-feira (20/9). A partir de 9h, será realizada a primeira parte da Sessão Plenária, quando é instalada a Mesa Diretora dos Trabalhos e aprovado o regimento do Congresso. Em seguida, será apresentada a metodologia do 10º CNP. Acompanhe a cobertura do evento em www.cnp.org.br.

Reportagem: Adriano Comin (Crea-SC), Almir Moura (Crea-MG), Anderson Chagas Neto (Crea-ES), Beatriz Craveiro (Confea), Brunno Falcão (Crea-GO), Fernanda Pimentel (Confea), Henrique Nunes (Confea), Maria Helena de Carvalho (Confea), Julianna Curado (Confea) e Valcilena de Oliveira (Crea-AC)
Edição: Beatriz Craveiro (Confea)
Revisão: Lidiane Barbosa (Confea)
Equipe de Comunicação da 76ª Soea
Fotos: Damasceno Fotografia e Marck Castro/Confea