Painel Mulher estreia no Encontro de Líderes Representantes do Sistema

Reunião de instalação do Comitê Gestor do Programa Mulher

Brasília, 7 de fevereiro de 2020.


Com a estimativa de reunir até 300 participantes e com o tema “Mulheres fazem a diferença na Engenharia, Agronomia e Geologia”, o Painel Mulher será uma das atrações da programação do 9º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea nesta sexta (14). Com a participação da deputada Celina Leão (PP-DF), o evento pretende aproximar as profissionais da Engenharia, da Agronomia e das Geociências com os debates em torno da Equidade de Gênero, tema que se tornou uma verdadeira bandeira da atual gestão do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

Para a idealizadora do Programa Mulher do Confea, eng. eletric. Fabyola Resende, a participação de nomes como a presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher, deputada Celina Leão, “vai ao encontro de uma discussão que tem aproximado a bancada feminina da Câmara dos Deputados das profissionais do Sistema, sobretudo desde que o tema da Equidade passou a integrar a agenda parlamentar do Confea”, diz, informando que uma programação intensa deverá marcar essa parceria no mês de março.

Atividades integradas
Ao longo dos últimos anos, comenta, as profissionais do Sistema vêm tendo a oportunidade de identificar-se com o Programa Mulher por meio de atividades realizadas nas últimas Semanas Oficiais da Engenharia e da Agronomia (Soeas). “Agora, estamos chegando pela primeira vez ao Encontro de Líderes Representantes, com a expectativa de que aumentemos essa representatividade feminina nessas funções de liderança. Vale lembrar que o Programa Mulher visa a atender o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – ODS 5 da Agenda 2030 da ONU, voltado para a Equidade de Gênero. Por isso mesmo, é fundamental que os profissionais de ambos os sexos participem da programação”, descreve.

A atuação vem sendo desenvolvida, inclusive, junto a Portugal, como uma das ações do acordo de reciprocidade firmado entre o Confea e a Ordem dos Engenheiros de Portugal. “Em março do ano passado, entramos no Acordo, e temos a expectativa de replicar nossas ações em Portugal e de também promovermos eventos em parceria com a OEP”, afirma a Gerente de Relacionamentos Institucionais do Confea, que também aponta a realização de parcerias com entidades como a Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial – Fenemi e a Associação Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado – Ashrae.

Durante o Painel Mulher, a presidente do Crea-ES, Lúcia Vilarinho, representando o Colégio de Presidentes, mediará um debate em que os profissionais do Sistema “serão convidados a apresentar suas visões e sugestões para que possamos intermediar novas iniciativas em torno desse tema. Além disso, haverá um momento para apresentação das boas práticas dos regionais e das entidades em relação a esse tema, por meio de depoimentos de Creas como Paraná e Goiás e entidades como a Fisenge e a Fenemi”, comenta Fabyola.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do COnfea