Lançado o Manual Prático de Acessibilidade

Brasília, 26 de fevereiro de 2019.

 

"Integrantes da Ctae e presidente Joel"

 

Está disponível no site do Confea o Manual Prático de Acessibilidade – guia prático para o projeto de adaptações e novas normas. Lançado durante o 8º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea, a publicação tem por base estudos sobre acessibilidade, gerados pelo Crea de Santa Catarina, Conselho Nacional do Ministério Público (CNPM),  Lei da Inclusão, nº 13.146/2015, pela Nota Técnica 9050, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e também por municípios, e foi elaborada durante 2018 pela Comissão Temática Acessibilidade e Equipamentos (Ctae), do Confea.
 

"Sandra Ascari e Ronald do Monte"

 


À época, coordenada pelo eng. mec. e conselheiro Ronald do Monte, a Ctae foi composta pelos  engenheiros mecânicos, Sandra Aparecida Ascari e William Barbosa, e  civis, Célia Pereira da Rosa e Osvaldo Valinote.
O coordenador Ronald comemorou a receptividade do documento no Encontro de Líderes. “A demanda das pessoas foi alta pelos exemplares a fim de retornarem para os seus estados com o Manual em mãos. Muitas prefeituras, entidades já receberam o documento que servirá de norte para os profissionais.  Essa publicação representa um avanço muito grande para o Sistema Confea/Crea e Mútua”, pontuou Ronald.

 

"Comissão Temática Acessibilidade e Equipamentos (Ctae)"

 

Para Célia, que integrou a comissão na qualidade de especialista, “a ansiedade pelo lançamento foi compensada já que o Manual  contém de forma condensada e de fácil entendimento todas as informações necessárias para a inclusão de todos os itens referentes a acessibilidade em um projeto”. Ela afirma que “hoje não se imagina mais um projeto sem o olhar voltado para a acessibilidade”.

Já Sandra Acari acredita que o Manual servirá de base para todos os profissionais do Sistema. “Eles poderão equiparar conhecimentos para que tenhamos ambientes mais acessíveis. A intenção é promover capacitações para os profissionais e os fiscais para que tenham um olhar de acessibilidade para as obras. A ideia é dar continuidade aos trabalhos da Ctae para que possamos realizar esses cursos”, disse a engenheira.

Durante o Encontro de Líderes, a versão ilustrada impressa (mil exemplares) foi distribuída com o objetivo de chamar atenção para a melhoraria da mobilidade de pessoas com algum tipo de deficiência física divulgando  o conceito de acessibilidade a todas as áreas de conhecimento, com destaque para as abrangidas pelo Sistema Confea/Crea. No Brasil, 45 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência.

Saiba mais
O dia 21 de setembro é o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. No último Censo Demográfico, 45,6 milhões de pessoas declararam ter pelo menos um tipo de deficiência, seja do tipo visual, auditiva, motora ou mental/intelectual. Apesar de representarem 23,9% da população brasileira em 2010, estas pessoas não vivem em uma sociedade adaptada. Segundo a Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) de 2014, a maioria das prefeituras não promove políticas de acessibilidade, tais como lazer para pessoas com deficiência (78%), turismo acessível (96,4%) e geração de trabalho e renda ou inclusão no mercado de trabalho (72,6%).
 

 

Maria Helena de Carvalho e Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea