Ética terá novas atividades no Sistema ainda este ano

Conselheiro Annibal Margon, coordenador da Ceep

 

Brasília, 31 de maio de 2019.

A Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep) aprovou, na tarde desta sexta (31), durante a sessão plenária 1.496, a realização de cinco reuniões temáticas de fiscalização regionais. Elas atendem a um amplo debate em torno das orientações do Tribunal de Contas da União, em prol da efetiva fiscalização, sob os aspectos normativos e punitivos do exercício das profissões regulamentadas pelo Sistema. As reuniões preveem as participações da própria Ceep e ainda de conselheiros, por região, além de dois fiscais e gerentes regionais do Confea.  Confira o calendário de reuniões.

Região Sul: 3 e 4 de julho, no Crea-PR

Região Sudeste: 18 e 19 de julho, no Crea-SP

Região Nordeste: 19 e 20 de agosto, no Crea-CE

Região Norte: 9 e 10 de setembro, no Crea-AM

Região Centro-Oeste: 7 e 8 de outubro, no Crea-MT

 

GT e reuniões da CCEEE e da CCEEI

Foi definida ainda a criação de um grupo de trabalho, supervisionado pela Ceep, para elaborar propostas de revisão das Normas Regulamentadoras números 4, 10, 17, 18, 33  e 35, a serem entregues à Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia, conforme havia sido acordado durante reunião promovida no início do mês, em Brasília. Serão realizadas duas reuniões em Brasília até 15 de julho próximo.

A Ceep também aprovou o período das terceiras reuniões ordinárias das Coordenadorias Nacionais de Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica (CCEEE) e de Engenharia Industrial (CCEEI). Assim, entre 15 e 17 de julho, a CCEEE se reunirá em Brasília. Já a CEEEI, de 3 a 5 de julho, em Florianópolis.

No exercício da presidência dos trabalhos da sessão, o vice-presidente, eng. eletric. Edson Delgado, lembrou que, conforme acordado no Encontro de Líderes, em fevereiro, houve uma mudança de paradigma em torno da necessidade de as coordenadorias cumprirem a regra de temáticas orientadas pelo Confea. “Esses eventos têm que dar respostas, ao final de cada uma dessas reuniões técnicas vamos sair com uma radiografia da fiscalização de cada região. Tomou-se o cuidado de tomar dos Creas os pontos fortes e fracos, vai ser feito também um feedback do que o Confea tem identificado por meio da Ceap com os regionais”, considerou.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea

Foto: Mark Castro/Confea