Conselho Gestor do Prodesu promove sua quinta reunião ordinária

Conselho Gestor do Prodesu: alinhamento para a prestação de contas de proceessos marcou reunião

 

Brasília, 5 de agosto de 2019.

O relatório de processos do Prodesu em 2019 orientou as atividades da quinta reunião ordinária do Conselho Gestor do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Crea, nesta quinta (1º), no Confea. A controladora Mair Ferreira Ramos participou da reunião coordenada pelo conselheiro federal eng. eletric. Modesto Santos, esclarecendo sobre a prestação de contas dos processos. Na reunião, foram aprovados aditivos e novos convênios.

O conselheiro federal Modesto Santos, coordenador da Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema (CCSS), orientou os trabalhos que contaram ainda com os seguintes membros do Conselho Gestor: o representante do plenário conselheiro Inarê Poeta e os presidentes dos Creas-AC, eng. agr. Carminda Pinheiro (representante da região Norte); Santa Catarina, eng. agr. Ari Neumann (representante da região Sul; Maranhão, eng. eletric. Berilo Macedo (representante da região Nordeste); Rio de Janeiro, eng. eletric. Luiz Antonio Cosenza (representante da região Sudeste); Mato Grosso, eng. agr. João Pedro Valente (representante da região Centro-Oeste); além da representante da Mútua, a diretora administrativa Giucélia Figueiredo; da gerente de Desenvolvimento Institucional, Polyana Motta; do gerente financeiro, Luís Fernando Lucato; e do superintendente de Integração do Sistema Confea/Crea, eng. eletric. Reynaldo Barros.

A necessidade de os Creas otimizarem o atendimento às diligências foi uma das preocupações manifestadas para oferecer uma resposta mais célere aos anseios dos regionais quanto aos processos do Programa. Ao presidente João Valente (Crea-MT), a controladora Mair Ramos informou que está prestes a receber o reforço de uma empresa especializada em auditoria, que poderá agilizar a análise dos processos de prestação de contas. “Estamos atendendo a 253 processos, não só do Prodesu. Em relação a esses, os processos em diligência têm prioridade sobre os que estão em análise”, discorre.

Reunião contou com as contribuições da controladora Mair Ramos e dos gerentes Luis Fernando Lucato e Polyana Motta

Para o coordenador da reunião, Modesto Santos, a iniciativa da contratação da empresa “atende a um pedido de muito tempo do Colégio de Presidentes, o que contribuirá bastante para dirimir essa demanda de prestação de contas de processos do Prodesu, sobretudo aqueles relacionados às obras de reforma”, disse, considerando a reunião “leve”, em relação a outras realizadas este ano e ratificando a importância da prestação de contas promovida pela Controladoria.

Para o presidente do Crea-MA, Berilo Macedo, o que chamou atenção em relação a esse momento da reunião foi a capacidade dos
técnicos do Confea para agilizar as prestações de contas dos processos de alguns Creas. “Essa assistência técnica, trazendo os processos organizados, facilita a análise do Conselho Gestor, o que faz com que o Prodesu cumpra seu papel, que é a consolidação da sustentabilidade do Sistema, especialmente em relação aos Creas pequenos”.

O projeto voltado à estruturação física do Crea-GO (inclusão da reforma da inspetoria de Anápolis) foi o novo convênio aprovado, a exemplo dos aditivos voltados para os Creas Amazonas (aquisição de equipamentos de informática e outros para o aperfeiçoamento da fiscalização) e Distrito Federal (contratação para a realização de Coaching Empresarial para a capacitação dos funcionários), que teve outro aditivo examinado (contratação de empresa especializada em consultoria ISO 9000:2015).

Equipe de Comunicação do Confea