Confea participa de eventos técnicos na capital angolana

Brasília, 16 de outubro de 2019.

Nesta quinta e sexta (18), o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) participa, em Luanda (Angola), do IV Congresso Segurança e Saúde Ocupacional e Ambiental dos Países de Língua Portuguesa. Na programação, debates sobre Indústria 4.0, segurança rodoviária, segurança pretolífera e responsabilidade social e ambiental.
 

Representantes do Confea, liderados pelo vice-presidente Edson Delgado, e bastonários das ordens de Engenheiros de Angola, Cabo Verde e Portugal: reciprocidade à vista


Nesta terça (15), ao participar do III Congresso Internacional de Engenharia, o vice-presidente, eng. eletric. Edson Delgado, assinou um memorando de intenções com a Ordem de Engenheiros de Cabo Verde (OECV). Documento similar, um aditivo ao Termo de Cooperação firmado com a Ordem de Engenheiros de Angola (OEP) em 2004, deverá ser assinado entre as entidades nesta quinta (17). Edson Delgado representa a entidade, enquanto as ordens caboverdiana e angolana são representadas, respectivamente, pelos bastonários Carlos Alberto Sousa Monteiro e Paulino Neto. O bastonário da Ordem de Engenheiros de Portugal (OEP), Carlos Mineiro Aires, também participa das programações.

Confira mais fotos no Facebook


“Queremos nos aproximar muito mais das atividades técnicas desenvolvidas pelos países de língua portuguesa, com vistas a uma aproximação definitiva, em torno de uma reciprocidade profissional, nos moldes da que já praticamos com Portugal. Esses protocolos de intenções firmados com os engenheiros de Angola e de Cabo Verde vêm nesse caminho. Ao conhecer de perto a realidade destes países, contribuímos ainda mais para que esse processo de aproximação se intensifique”, descreve o vice-presidente do Confea.

Vice-presidente Edson Delgado: "aproximação definitiva entre os países de língua portuguesa"

No caso do arquipélago africano, o objetivo, conforme Delgado, é que o acordo seja estreitado ao longo de 2020. Já em relação à Ordem dos Engenheiros de Angola, a expectativa é de que a minuta do Termo de Reciprocidade seja firmada durante o Conselho das Associações Profissionais de Engenheiros Civis de Língua Oficial Portuguesa e Castelhana, em março próximo. “Aqui, assinamos um aditivo ao Protocolo de Intenções firmado em 2004 e ratificamos esse compromisso a ser estabelecido no ano que vem”, complementa o vice-presidente do Confea.

A delegação do Confea é composta ainda pelos conselheiros federais Ronald do Monte Santos, Inarê Poeta e Carlos Laet; pela gerente de Relacionamentos Institucionais, Fabyola Resende, e pela coordenadora da Coordenadoria Nacional de Câmaras Especializadas de Engenharia de Segurança do Trabalho, Luciana Macedo.

Equipe de Comunicação do Confea