Confea mantém atividades por sistema de videoconferência

Brasília, 24 de março de 2020.

Nessa segunda-feira (23), o Conselho Diretor (CD) do Confea realizou a primeira reunião virtual, com participação de quatro conselheiros federais, do assessor de Gabinete e apoio da Gerência de Tecnologia da Informação (GTI). Conduzida pelo presidente em exercício do Confea, eng. civ. Osmar Barros Júnior, a agenda abordou temas como a prorrogação do Edital de Patrocínio e o plano de trabalho 2020 do Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc), tendo sido deliberadas mais de 20 pautas. 

Segundo Osmar, a ideia é que as comissões permanentes e especiais funcionem por videoconferências, como medida de conter a propagação da Covid-19. Na avaliação do presidente em exercício, a iniciativa foi fundamental para dar continuidade aos trabalhos. “Por meio dessa reunião, criamos o Comitê de Crise composto pelo Colégio de Presidentes, Conselho Diretor e Mútua, a fim de definir e monitorar ações que devem ser tomadas nesse cenário de pandemia que afeta a todos. Também prorrogamos para 31 de dezembro os prazos do Edital de Patrocínio nº 01/2019, assim eventos, estandes e publicações poderão sofrer adequações em relação às datas”, explicou. O presidente antecipou ainda que a Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema (CCSS) vai analisar a prorrogação do prazo de vencimento das anuidades, considerando o contexto atual. 

Enquanto presidente em exercício, Osmar está à frente do Conselho Diretor, que tem por finalidade auxiliar o Plenário na gestão do Confea, além de se manifestar sobre assuntos de sua competência mediante ato administrativo. Além do presidente, compõem o CD: eng. mec. Carlos de Laet Simões Oliveira, eng. civ. Ricardo Augusto Mello de Araújo, eng. agr. João Bosco de Andrade Lima Filho e eng. eletric. Jorge Luiz Bitencourt da Rocha.

Participantes da videoconferência do Conselho Diretor em 23 de março

Avaliações
De acordo com o eng. civ. Ricardo Augusto Mello de Araújo, a agenda de ontem deixou claro que o Confea está atento à manutenção das atividades e ao surto de Covid-19. “Discutimos os assuntos levando em consideração a sustentabilidade dos Creas e o apoio que os presidentes regionais e as entidades de classe necessitam neste momento. Somos um Sistema e precisamos estar preocupados uns com os outros”, frisou o conselheiro federal. 

Foi pensando no equilíbrio administrativo-financeiro do Sistema, que o coordenador da CCSS participou como ouvinte da reunião do CD. “A Comissão de Controle e Sustentabilidade está à disposição neste momento de crise, especialmente para discutir medidas relacionadas à anuidade. Por isso, acompanhei a videoconferência: para conhecer a funcionalidade da ferramenta e ter agilidade na hora em que a comissão também for se reunir virtualmente”, comentou o eng. civ. Carlos Eduardo de Vilhena Paiva.

Já tendo participado de outras videoconferências durante a carreira acadêmica, o eng. eletric. Jorge Luiz Bitencourt da Rocha, avalia positivamente o encontro de ontem: “Foi perfeito, muito bem conduzido e permitiu que o Confea continue tomando decisões que não podem esperar, uma vez que tratam de ações relacionadas à missão de fiscalizar e de atender ao pleito dos profissionais registrados no Sistema Confea/Crea, tudo isso em consonância com os órgãos de controle”. 

Bitencourt acredita que o encontro virtual desse segunda-feira servirá como primeira experiência para realização de reuniões de outros colegiados e fóruns, como é o caso da Comissão Organizadora do Contecc, que teve o plano de trabalho para este ano aprovado pelo CD e da qual ele é coordenador. Para isso acontecer, segundo Bittencourt, é fundamental contar com apoio da área de informática. “Infraestrutura tecnológica e computacional nos permitirá manter o fluxo dos trabalhos, dentro desse cenário de pandemia”, observou.

Tecnologia 
Assim como o presidente Osmar, o conselheiro federal eng. mec. Carlos de Laet elogiou a ferramenta disponibilizada pela Gerência de Tecnologia da Informação (GTI). “Recurso apropriado, eficiente e oportuno para não deixarmos nosso Sistema Confea/Crea/Mútua paralisado, principalmente no que se refere aos assuntos imprescindíveis das diversas pautas que não poderiam ficar inertes e/ou prejudicadas”, disse o conselheiro que deve participar de outras reuniões virtuais, como da Comissão do Mérito e da Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais), ambas no início de abril.

Sobre a solução utilizada, o empregado da GTI Fernando Henriques explicou que a reunião foi preparada utilizando a ferramenta Cisco Webex Meetings, escolhida por já ter sido testada anteriormente e por ter mais condições de suporte devido a contratos já existentes no Confea com fornecedores da marca. “Na última sexta-feira em contato com assessor da Presidência, Flávio Bolzan, fizemos os testes de conexão, áudio, vídeo e funcionalidades. Então na segunda-feira, a reunião transcorreu muito bem, pois atualmente quase todos os usuários de tecnologia já têm um contato, de uma forma ou de outra, com soluções dessa natureza, como as chamadas de vídeo do WhatsApp, do Skype, etc.”, avaliou. 

Para o assessor da Presidência, Flávio Bolzan, a reunião ocorreu perfeitamente, com cada participante em sua localidade de origem (São Paulo, Acre, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Minas Gerais) devido ao isolamento. Todos com comunicação simultânea de áudio e vídeo, acessando remotamente o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e a pauta da reunião. “Foram exaradas 14 decisões e 20 encaminhamentos. As decisões seguirão para assinatura do presidente nesta terça-feira, inclusive a portaria que instituiu o trabalho remoto no Confea”, explicou Bolzan. 

A próxima reunião do CD está agendada para 23 de abril, de acordo com o calendário institucional. Desde o dia 19 de março, o Confea substituiu as atividades presenciais por reuniões com sistema de videoconferência, cumprindo as Portarias que estabelecem soluções institucionais e administrativas de enfrentamento ao Coronavírus

 

Fernanda Pimentel e Julianna Curado 
Equipe de Comunicação do Confea