Confea e entidade americana criam Grupo de Trabalho bilateral

Delegação do Confea com a atual presidente da Asce, Robin Kemper

Liderados pelo presidente do Confea, cinco conselheiros federais participaram da Convenção da American Society of Civil Engineers (Asce), entre 10 e 13 de outubro, em Miami (EUA). Neste ano, o evento debateu temas, como geotecnia, infraestrutura e meio ambiente, a engenharia como ciência e arte, inteligência artificial para utilitários, engenharia de segurança e gerenciamento de ativos para otimizar investimentos em infraestrutura. 

Na avaliação do presidente Joel Krüger, a participação do Conselho de Engenharia brasileiro na Asce é importante para potencializar a atuação do Sistema Confea/Crea. “Integrar essa agenda permite a avaliação dos aspectos evolutivos da engenharia civil no que tange ao desenvolvimento de novas tecnologias e na aplicação do conhecimento científico em benefício do melhor desenvolvimento das atividades econômicas e na salvaguarda de vidas e propriedades, de forma que acompanhar este desenvolvimento permitirá ao Sistema Confea/Crea melhorar a normatização e planejar melhor a fiscalização da atuação de profissionais da área”, ressalta Krüger.


No sábado, representantes do Confea e da Asce aproveitaram as agendas comuns para tratar do acordo de cooperação que as instituições mantêm desde outubro do ano passado. Durante a reunião, foi criado um grupo de trabalho conjunto para a finalização do plano de ação do acordo. As reuniões do grupo ocorrerão por videoconferência. O acordo visa aprimorar os esforços de cada organização para melhor servir ao público e à profissão da engenharia no Brasil e nos EUA, mediante cinco linhas gerais de atuação conjunta:

  1. Troca de informações relativas à engenharia em geral; 
  2. Incentivo a realização de eventos em conjunto de todos os tipos; 
  3. Incentivo ao intercâmbio de estudantes, palestrantes e profissionais; 
  4. Troca de informações relativas à eventos técnicos e científicos que sejam de interesse mútuo; 
  5. Proporcionar orientação mutua, especialmente nas áreas internacionais, técnicas e científicas, aos membros de cada organização.

O acordo tem duração de três anos. Seis meses antes de esse prazo ser encerrado, ambas as partes avaliarão a efetividade do documento e, se assim desejarem, poderão renová-lo por outros três anos.

Além do presidente Joel Krüger, compuseram a missão representativa os conselheiros federais e engenheiros civis André Luiz Schuring, Marcos Luciano Camoeiras Gracindo Marques, Osmar Barros Junior, Ricardo Augusto Mello de Araújo e Carlos Eduardo de Vilhena Paiva, e o assessor da presidência, eng. agr. Flávio Bolzan. Todos participaram da reunião de sábado, que contou com a participação dos seguintes representantes da Asce: K.N. Gunalan (presidente da Asce a partir de 2020), Jean-Louis Briaud (presidente da Asce a partir de 2021), Carol W. Bowers (diretora gerencial), Elias Boutros Sayah (diretor de Sociedade) e Thomas W. Smith (diretor executivo).

Julianna Curado e Beatriz Craveiro
Equipe de Comunicação do Confea
Com fotos e informações da assessoria da delegação