Comissão Nacional das Diretrizes Curriculares da Engenharia se reúne

Brasília, 13 de agosto de 2019.

Comissão Diretora

Na segunda-feira (12), a Comissão Nacional de Implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) realizou sua primeira reunião desde que foi criada no final de julho, durante o X Fórum de Gestores das Instituições de Educação em Engenharia.

A Comissão tem como objetivo sistematizar as contribuições dos participantes no que se refere à implementação das novas diretrizes. Participaram da reunião, os demais membros, além da comissão diretora composta pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea),  Conselho Nacional de Educação (CNE), Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge) e Confederação Nacional das Indústrias (CNI), além dos representantes  de 40 entidades de ensino e Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas).

Conselheiro Osmar Barros Júnior palestrando

O conselheiro federal eng. civ. Osmar Barros Júnior, integrante da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap), representou o Confea juntamente com o conselheiro federal eng. eletric. Jorge Luiz Bitencourt da Rocha. Na ocasião, Barros explanou sobre a atuação do Confea, além de palestrar sobre a concessão de atribuições. Osmar destacou que se existe uma possibilidade de mudança de cenário na educação da engenharia, ela está neste trabalho. “Temos aqui reunidos o sistema profissional, o educacional, e a indústria, ou seja, todos os atores da cadeia de formação dos profissionais da engenharia”.

O conselheiro federal eng. eletric. Jorge Luiz Bitencourt da Rocha explicou que o Confea vai coordenar o grupo de trabalho sobre atribuições profissionais, assim como a CNI o fará em estágios e atividades práticas da indústria; Abenge ficará à frente da capacitação docente e avaliação; e o CNE com a avaliação institucional - coordenação geral.

O presidente da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge), Vanderli Oliveira, explicou que durante o Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (Cobenge), em setembro, haverá uma nova rodada de discussões para que até o início do ano possam apresentar propostas, relatos de experiência e orientações para o início da implementação das novas diretrizes. Esses debates também acontecerão na Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), já que os dois eventos serão realizados no mesmo período, de 16 a 19 de setembro.

 

Sobre as novas diretrizes, Vanderli ponderou: “Para implantação das novas diretrizes, nós temos de sair do pensamento que norteava as anteriores.  Até então era por conteúdo, agora será por competência. Antes importava apenas o que se sabia, agora importa o que se sabe fazer com o que aprendeu. O engenheiro tem de ser um gerador de empregos, um empreendedor.” Antes de finalizar, Oliveira falou sobre a participação do Federal.  “O Confea é fundamental para a cadeia produtiva da engenharia. O sistema educacional não pode estar distante do profissional, por isso é muito importante que o Confea participe desse trabalho”, declarou.

Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea