Comissão do Mérito faz visita de cortesia a homenageado

Brasília, 7 de junho de 2018.

Dentro da agenda de reunião desta semana em Brasília, a Comissão do Mérito do Confea dedicou parte da quinta-feira (7) para entregar o convite da Cerimônia da Láurea ao Mérito ao engenheiro militar de 83 anos responsável por ter calculado a construção das primeiras e grandes obras da capital brasileira.

Honrado com a visita, Walmor Zeredo disse estar surpreendido com a premiação. “Não fiz nada de extraordinário, mas apenas fiz o que tinha que ser feito na profissão”, comentou agradecendo ao chanceler da Comissão, eng. prod. mec. Zerisson de Oliveira Neto, para quem Zeredo é um exemplo de profissionalismo e modéstia. “É uma pessoa que fez tanto pelo Sistema e pela sociedade, e fala sobre sua grande trajetória com muita humildade”, elogiou. O reconhecimento foi reforçado pelo conselheiro federal e chanceler-adjunto, eng. eletric. Carlos das Neves: “Por tanta humildade, o senhor acha que não é merecedor. Mas, com base nos critérios de seleção, o seu nome concorreu com o de tantos outros profissionais e foi escolhido pelo Crea-DF”.

 

"Da esq. p/ dir.: assistente da Comissão, Mara Rúbia, membros da CME Laércio Santos e Inarê Poeta e Silva, chanceler Zerisson, homenageado Walmor Zeredo e chanceler-adjunto Carlos das Neves"

 

Apesar de acreditar que em sua trajetória de 55 anos “não tenha feito nada de fantástico”, Zeredo – que continua trabalhando em seu escritório repleto de papeis preenchidos com cálculos meticulosamente feitos à mão e disse pretender seguir assim até os 120 anos –, coleciona méritos desde a universidade. Quando se formou no Rio de Janeiro, recebeu do Instituto Militar de Engenharia (IME) diploma de 1º lugar da turma com menção “muito bem” e maior grau de aprovação.

Desde que chegou a Brasília, em 1965 – quando diz ter “comido muita poeira” nos primeiros anos da nova capital –, já calculou mais de 200 pontes e viadutos no Distrito Federal e entorno. Fez história ainda ao trabalhar em parceria com Oscar Niemeyer. “Fui responsável por umas 30 obras dele, como os anexos de todos os ministérios”, conta o engenheiro que tinha a tarefa de colocar de pé os desenhos de Niemeyer. 
 

"Zeredo completa 84 anos no próximo 23 de junho"

 

A lista de feitos de Zeredo, em Brasília, abrange também as estruturas do Superior Tribunal de Justiça, do Tribunal Superior Eleitoral, das embaixadas da Itália, Espanha e do Paraguai, além de construções em Goiás, Tocantins, Santa Catarina e Recife. Já no Sistema Confea/Crea, o engenheiro militar foi conselheiro no Crea-DF entre 2011 e 2014 e coordenador de Câmara Especializada de Engenharia Civil, Minas, Geologia e Agrimensura.

“Por todas essas obras relevantes prestadas a sociedade, o senhor merece esse reconhecimento”, disse o conselheiro federal, eng. eletric. Inarê Poeta e Silva, ao homenageado. “O senhor irá abrilhantar nosso evento na Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, em Maceió”, completou o conselheiro federal, eng. ftal. Laércio Santos.

Honrarias
Anualmente, o Sistema Confea/Crea presta homenagem a profissionais durante a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea). Medalhas do Mérito são entregues aos homenageados em vida, e os nomes dos profissionais póstumos são inscritos no Livro do Mérito. Já as Placas de Menção Honrosa são destinadas a entidades de representação profissional, ensino e pesquisa.

Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea