Comissão de Educação e Atribuição Profissional leva demanda ao Legislativo

Brasília, 12 de julho de 2019.

Integrantes da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (CEAP) do Sistema Confea/Crea estiveram nos gabinetes de Dário Berger (MDB-SC), atual presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, e de Pedro Cunha Lima (PSDB-PB), que está à frente da Comissão de Educação na Câmara dos Deputados.

Os conselheiros federais defenderam a qualidade do ensino ao manifestar preocupação com a proliferação de cursos. Nessa mesma linha de interceder pela excelência da formação de profissionais, também foi discutida a má utilização do Ensino a Distância (EAD), considerando que a metodologia não é adequada para se ministrar uma série de conteúdos e, portanto, também é inadequada a diplomação integral sob a metodologia EAD, em cursos de Engenharia, Agronomia e Geociências, como argumentam os conselheiros.

Conselheiros e assessoria parlamentar do Confea reunidos com o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB-PB)

“Apresentamos as questões mais urgentes e as portas foram abertas para darmos encaminhamento junto ao Legislativo. Fomos convidados a participar das comissões para esclarecer as demandas aos parlamentares”, conta o coordenador da Ceap, eng. agr. Luiz Antonio Lucchesi.

Novas reuniões
A proposta é de que o assunto continue na 76ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia, para a qual os dois parlamentares foram convidados a participar e ampliar o diálogo com os profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Ainda no dia 9, a CEAP esteve nos gabinetes do vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, Flávio Arns (Rede-PR), e da deputada Rose Modesto (PSDB-MS), 1ª vice-presidente da Comissão na Câmara. A intenção é agendar reuniões com os dois parlamentares também.

Diálogo
Com a agenda no Legislativo, a Ceap cumpre mais uma rodada de reuniões neste ano. Em março, houve um encontro com representantes da Secretaria de Educação Superior (SESu) e da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres).

“Em todas as ocasiões fomos muito bem recebidos e tivemos a oportunidade de levar informações que estamos colhendo com as câmaras especializadas do Sistema, com os presidentes de Creas e com todos aqueles que têm contribuído para melhorar a formação dos líderes do futuro do Brasil”, finaliza o coordenador da comissão do Confea.

Audiência com o assessor do senador Dário Berger (MDB-SC)

Participaram da ação parlamentar no dia 9 de julho: o coordenador da Ceap, eng. agr. Luiz Antonio Corrêa Lucchesi; o adjunto eng. eletric. Jorge Luiz Bitencourt da Rocha; o conselheiro federal que também integra o grupo eng. civ. Osmar Barros Junior; o assessor da comissão, Fabio Merlo; o assessor parlamentar do Confea Guilherme Cardozo; e o conselheiro federal Zerisson de Oliveira.  

 

Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea