Colégio de Presidentes propõe Goiânia como sede da Soea de 2020 

Natal (RN), 15 de agosto de 2019. 

O segundo dia de reunião do Colégio de Presidente (CP), em Natal, foi iniciado com a escolha de Goiânia como sede da 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), que será em 2020. 

A proposta sugerida pelo Crea-Norte “leva em consideração as condições de logística e infraestrutura local”, como explicou o presidente do Crea-AM, eng. civ. Afonso Lins. O presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, também destacou que esses itens são preponderantes para promoção do evento. “A Soea demanda malha aérea, rede hoteleira e o local para o evento”, listou. 

Com a indicação aprovada pelo colegiado, o presidente do Crea-GO adiantou que a edição do próximo ano será um marco. “Vamos fazer uma Soea diferente mostrando nossa importância para a sociedade, que é quem contrata nossos serviços, considerados essenciais para o desenvolvimento nacional”, afirmou o eng. agr. Francisco Almeida. 

Ao Regional, o presidente do Confea garantiu suporte na concretização da agenda: “Vamos dar apoio ao Crea-GO. Parabéns!”.

Presidentes do Confea, eng. civ. Joel Krüger, e do Crea-GO, eng. agr. Francisco Almeida (esq.), após escolha de Goiânia como sede da Semana Oficial do próximo ano

Localidade
Goiânia está preparada para receber a Soea do próximo ano, como foi apresentado pelo Crea. A capital, que está no coração do Brasil, tem vocação para turismo de negócios comercial e agropecuário. Já recebeu com excelência um público de 6 mil participantes em evento da área de Medicina. Diariamente são recebidos cem voos e há disponibilidade de 18 mil leitos, em 190 hotéis. O centro de convenções fica no centro da cidade, é climatizado e comporta mais de 5 mil pessoas sentadas em seis espaços diferentes. 

Trâmite
Agora a indicação será encaminhada para análise e deliberação da Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais) e do plenário federal. Após aprovação, Goiânia será anunciada como sede da Soea de 2020, durante a edição deste ano, em Palmas (TO). 

Veja mais fotos

 

Diálogo parlamentar
Ainda na manhã desta quinta-feira (15), o CP recepcionou visita do general Araújo Lima, chefe de gabinete do deputado federal general Eliéser Girão Filho (PSL-RN). Ao grupo, o representante do parlamentar falou do trabalho entrosado com o Crea local. “Nosso interesse é alinhar as decisões para que não haja prejuízo para população. Nos propomos a conversar com o partido sobre a PEC 108/2019 e, num outro momento, vamos dialogar com o Crea-RN sobre o reflexos da PEC no conselho profissional e no Brasil. Podem ficar certos de que esse tema será levado ao deputado Girão”, assegurou o chefe de gabinete do parlamentar que se recupera de cirurgia recente.  

Em resposta, o presidente Krüger colocou o Sistema Confea/Crea à disposição do deputado Girão para “dialogar os grandes temas da Engenharia, Agronomia e Geociências, que tratam do desenvolvimento, capital tecnológico e da soberania nacional”.

Da esq. p/ dir.: Ana Adalgisa Dias (Crea-RN), general Araújo Lima, presidente Joel Krüger, Aragão (Crea-PB), Giucélia Figueiredo (Mútua) e Fabyola Resende (Confea)

Andamento de demandas 
A gerente de Relações Institucionais do Confea apresentou aos presidentes regionais o andamento das demandas do colegiado, ressaltando que “os processos estão disponíveis para acesso de todos no Sistema Eletrônico de Informações (SEI)”. Segundo a eng. eletric. Fabyola Resende, das 28 proposituras deste ano, 11 foram atendidas e seguem tramitando nas áreas técnicas e jurídica do Confea. Dessas, cinco estão nas Comissões Permanentes e duas estão para deliberação do plenário federal.  

Os números de 2018 também foram divulgados. Do total de 66 proposituras, 27 foram contempladas, as quais tratavam de temas como ações no Congresso Nacional, grupos de trabalho, produtos, bens e serviços.

Da esq. p/ dir.: Aragão (Crea-PB), Wolney Parente (Crea-RR) e a gerente de Relações Institucionais do Confea, eng. eletric. Fabyola Resende

 

Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Fábio Cortez/Confea