CBA reúne lideranças do Sistema Confea/Crea e ministros no Rio de Janeiro

 

 

Brasília, 26 de agosto de 2019

Foi realizado, de 20 a 23 de agosto, no Rio de Janeiro a 31ª edição do Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA). Já na abertura, o evento reuniu 1200 pessoas no Theatro Municipal e no decorrer dos três dias foram apresentados 92 trabalhos; foram realizadas 15 atividades técnicas; e 87 palestrantes compartilharam conhecimento com os mais de 600 inscritos para o Congresso. Além das lideranças do Sistema Confea/Crea, como o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, o evento contou com a presença do ministro da Agricultura, eng. agr. Roberto Rodrigues, e do ex-ministro da Agricultura Alysson Paulinelli, responsável pela consolidação da Embrapa.

Presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger

O evento é realizado pela da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab), presidida pelo eng. agr. Kleber Santos, que na abertura destacou a importância do Congresso para o panorama nacional. “A agropecuária e o complexo agroindustrial tem papel preponderante na segurança alimentar e nutricional e também na economia e na balança comercial. Nas últimas décadas, o país passou de importador para um grande produtor de alimentos, existe uma agroindustrialização pujante, sempre com a presença dos profissionais de agronomia.”, destacou Santos. Antes de encerrar sua fala enalteceu o trabalho dos engenheiros agrônomos:

“Precisamos da ciência, da tecnologia e da inovação. E aqui quero ressaltar, os profissionais de agronomia, que nas instituições públicas e privadas, nas cooperativas, nas organizações não-governamentais, nas diversas instituições, exercem papel relevante social e merecem todo o respeito e condições de trabalho.”, defendeu.

Ao encerrar o evento, presidente da Confaeab, eng. agr. Kleber Santos, faz a leitura da Carta do CBA

 


Na avaliação do presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado do Rio de Janeiro (AEARJ), entidade do Sistema Confea/Crea realizadora do CBA, a edição deste ano superou as expectativas. “A participação das engenheiras agrônomas foi expressiva, sendo 40% do total de 665 inscritos”, comenta o eng. agr. José Leonel Diniz Lima.

 

eng. agr. José Leonel Diniz Lima

Outro ponto alto da agenda foi a realização de cinco minicursos que atraíram a atenção do público. “Foi uma novidade que teve boa receptividade pelo público porque tratavam de assuntos técnicos aplicados na prática, como a utilização de novas ferramentas de rastreabilidade para assistência técnica, por exemplo”, conta Leonel, adiantando que as expectativas para a próxima edição, que será em outubro de 2021, em Florianópolis (SC), são as melhores. “Certamente teremos um evento ainda mais qualificado e que irá abranger ainda mais profissionais, que nesta edição foi de 2/3 do público total”, completou.   

O presidente do Crea Sergipe, eng. agr. Arício destacou as saídas empreendedoras em um mercado desafiador que foram debatidas. “Ações que garantam a segurança alimentar em tempos e de incertezas climáticas e busca por eficiência e competividade com o uso sustentável dos recursos naturais são alguns dos desafios impostos à nossa profissão”.

Educação

O “Ensino de Agronomia” foi destaque do painel que teve como um dos articuladores o conselheiro federal, eng. agr. Luiz Lucchesi. “As discussões sobre a realidade profissional e o Ensino a Distância (EAD) foram aprofundadas e com foco na qualidade do ensino. Recebemos muitas perguntas e pudemos esclarecer questões políticas, administrativas e jurídicas sobre o EAD, por exemplo”, relata Lucchesi. Dos participantes, o conselheiro que é também coordenador da Comissão de Educação e Atribuição Profissional, recebeu sugestão de o Confea realizar um novo debate sobre o tema em Brasília, com participação de representante do MEC, do Senado e da Câmara. “Seria um desdobramento do diálogo realizado durante o CBA”, afirmou Lucchesi. O conselheiro ainda sinalizou que existe a proposta de criação de uma instituição que cumpra o papel da então Associação Brasileira Educação Agrícola Superior (Abeas).
Além de patrocinar o evento, o Confea esteve presente com estande no CBA, ocasião em que foi distribuído material institucional, como Código de Ética, Manual de Acessibilidade e, legislações de interesses dos profissionais.
 

Engenheiro agrônomo Luiz Luchesi: esclarecimentos sobre Ead foram um dos pontos altos da participação do coordenador da Ceap no CBA

 

Expedição Safra

Ainda durante o Congresso, houve o lançamento da Expedição Safra 2019 da Agricultura Familiar.  O coordenador da Expedição Safra, Giovani Ferreira, explicou que essa versão foi ampliada de cinco para 12 estados, contemplando todas as regiões do País. “Assim como o grande o pequeno produtor também precisa de assistência técnica, tecnologia, inovação e o caminho para que acesse isso passa pelo agrônomo. E a capilaridade o Sistema acaba sendo uma ferramenta de promoção para a agricultura familiar”.

Ele ainda destacou a parceria com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO)  a fim de cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados às dimensões econômica, social e ambiental. “Por meio das ODS desenvolve-se a agricultura familiar, pois são temas transversais”, explicou. Giovani Ferreira  informou que os roteiros de campos da Expedição serão elaborados em parceria com o Confea e serão realizados cinco grandes seminários com apoio dos Creas.  

Também prestigiaram o CBA os presidentes João Pedro  Valente (Crea-MT), Dirson Freitag (Crea-MS), Ulisses Filho (Crea-PI), Francisco Almeida (Crea-GO) e Ari Neumann (Crea-SC), todos engenheiros agrônomos, e ainda o presidente da Mútua, eng. civ. Paulo Guimaraes; e os conselheiros federais e engenheiros agrônomos:  João Bosco; Evandro José Martins e Annibal Margon.

Fernanda Pimentel e Julianna Curado

Equipe de Comunicação do Confea