Homenagem marca a conclusão de mandatos de seis conselheiros

 

Conselheiros federais participantes da última sessão plenária do ano: emoção e elogios marcam a despedida de seis conselheiros titulares e seis suplentes

Brasília, 16 de dezembro de 2019.

Em clima de confraternização e emoção compartilhado até mesmo com os funcionários do Confea, o conselheiro Inarê Poeta “acatou” um encaminhamento do presidente Joel Krüger para que não houvesse mais pedidos de vista de processos na sexta-feira. Enquanto isso, o conselheiro Waldir Duarte distribuiu uma mensagem natalina aos presentes. Apesar do bom-humor, Inarê também se emocionaria bastante, como os demais conselheiros federais titulares que se despediam na última sessão plenária do ano, nesta sexta (13):  engenheiro eletricista Edson Alves Delgado, engenheiro mecânico Ronald do Monte Santos, engenheiro agrônomo Evandro José Martins e engenheiros civis André Luiz Schuring e Marcos Camoeiras. Apenas o conselheiro André Luiz Schuring havia se despedido antecipadamente por motivo de viagem.

Veja mais fotos no Facebook do Confea

Nesse momento especial, todos os conselheiros presentes se manifestaram, além de alguns convidados, como o chefe de gabinete do Confea, Luiz Antonio Rossafa; o superintendente de Integração do Sistema, Reynaldo Barros; o diretor de tecnologia da Mútua, Cláudio Calheiros, e o coordenador do Colégio de Presidentes, Antonio Carlos Aragão. “As pessoas não conhecem o trabalho de vocês aqui. Diria que vocês deixaram uma marca. Em nome do Crea-GO, gostaríamos de manter essa admiração por vocês. Obrigado por esse convívio”, destacou o presidente do Crea-GO, eng. agr. Francisco Almeida, ao homenagear o engenheiro André Luiz Schuring.

Engenheiro civil André Luiz Schuring despede-se do engenheiro civil Ricardo Araújo, ao encerrar seu mandato de conselheiro federal

“Gostaria de agradecer a todos os funcionários pela acolhida, ao presidente Joel Krüger e ao vice-presidente Edson Delgado. Tivemos algumas rusgas, algumas identificações contrárias ao que a gente imaginava, mas gostaria de agradecer a todos por esse período. Só levamos coisas boas desse coleguismo, dessa amizade que vai perdurar. Gostaria de me colocar à disposição para compartilhar o conhecimento adquirido aqui”, comentou o conselheiro que recebeu de Francisco Almeida seu certificado de atuação.

Conselheiro federal Inarê Poeta assiste emocionado ao vídeo produzido pelo Confea

Emoção
Inarê e o vice-presidente Edson Delgado foram os que mais se emocionaram. “Quando cheguei no Conselho Federal, me deparei com pessoas maravilhosas que já estavam aqui. Tive a sorte de tentar junto com os outros conselheiros que entraram comigo de compartilhar um aprendizado muito grande. Após, foram entrando outras pessoas maravilhosas. Fica principalmente a amizade, o respeito”, disse, emocionado, agradecendo aos funcionários do Confea, ao presidente Joel e ao suplente José Arruda. “Nós viramos irmãos”, ressaltou, diante de uma emoção que já era compartilhada inclusive com alguns funcionários da casa.

“Tenho a agradecer, como todos os funcionários, pelo privilégio de trabalhar com os senhores. Pelo respeito, pelo brilhante trabalho que os senhores desenvolveram. Tenho certeza de que os senhores ainda podem contribuir muito pelo Sistema. Os senhores têm meu respeito, meu carinho e a minha torcida é que nos encontremos muitas e muitas vezes ainda”, comentou a assistente da mesa diretora do plenário do Confea, Clécia Abrantes, representando os colegas.

Apoiado pelo presidente Joel Krüger, o vice-presidente do Confea por dois mandatos consecutivos, Edson Delgado, também se emocionou bastante

 

“Faço minhas as palavras dos nossos colegas. Saio com a mesma alegria de quando cheguei. Vim determinado a colocar todo o meu esforço, meu conhecimento e com a ajuda dos parceiros para resgatar o respeito à nossa engenharia. E até o último minuto que a gente esteve trabalhando, tenho convicção de que a gente cumpriu com a nossa obrigação”, disse o  vice-presidente do Confea, Edson Delgado. “Sempre procurei ser verdadeiro. Vou carregar as boas lembranças daqui. Vão ficar algumas tarefas, como a federalização, mas acredito que nunca estivemos tão perto. Gostaria de lembrar dos funcionários do Crea-MS, mas estou muito bem representado pelo meu filho Marcelo, a partir do ano que vem conselheiro daquela casa. Agradeço a confiança de ter sido escolhido para ser vice-presidente durante dois anos”, completou, muito emocionado, agradecendo ainda aos funcionários do Confea.

Marcos Camoeiras destacou a importância da sua passagem pelo Confea para a sua trajetória no Sistema

Trajetórias e conquistas
Os demais conselheiros ressaltaram suas histórias de vida. Marcos Camoeiras relatou atividades no centro acadêmico de engenharia civil e sua atuação como engenheiro na região amazônica. “Tenho o sentimento da realização, depois no serviço público, contribuindo para a categoria no Sindicato dos Engenheiros por dois mandatos e também por dois mandatos como presidente de Crea. Essa caminhada me orgulha muito. Mas tenho certeza de que a coroação foi esse plenário do Confea. Convivi com pessoas com histórias de vida diferentes, com o contraditório, e a gente aprende muito com isso. Tenho um sentimento de satisfação de que honrei a confiança depositada pelos profissionais do meu estado”, disse, agradecendo à família, aos amigos, aos funcionários do Confea e ressaltando que não é à toa que o Confea esteja no centro do poder do país.

Animado, o conselheiro federal Ronald do Monte Santos também saudou sua contribuição ao Sistema Confea/Crea

“Queria agradecer a Deus e a todas as pessoas que encontrei aqui, quando cheguei e até agora. Não gosto de despedidas, algo que não tem no meu dicionário. Sou engenheiro, estou como conselheiro federal. E tenho a convicção que a gente tem que exaltar o nome da nossa engenharia. Nesse propósito, continuo.  Quero agradecer pelo muito que aprendi aqui. Somos eternos aprendizes. Temos as nossas falhas, mesmo que no intuito de buscar a perfeição”, disse o conselheiro Ronald do Monte Santos, agradecendo à família e se colocando-se à disposição da engenharia.

Engenheiro agrônomo Evandro Martins assiste ao vídeo em sua homenagem e declara seu agradecimento por poder concluir o mandato como conselheiro federal

A despedida trágica do conselheiro federal José Chacon de Assis, vítima de atropelamento após uma sessão plenária do ano passado, levou o conselheiro Evandro José Martins a agradecer por ter cumprido seu mandato. “Ano passado, tivemos uma tragédia, a morte do colega José Chacon. Quero também agradecer a confiança do meu estado. Somos privilegiados de poder estar aqui. Também queria agradecer aos conselheiros do meu estado, meu suplente Jackson (Jarzynski), que foi fundamental para os nossos trabalhos, e ao ex-presidente (Carlos Alberto) Kita. Não guardo mágoas, e meu intuito sempre foi o debate de ideias. Fui inspetor, conselheiro de Crea e, quando se chega aqui, se percebe que é muito mais complicado. Fiquei três anos na Conp (Comissão de Organização, Normas e Procedimentos), aprendi muito com os funcionários”, disse, agradecendo ainda a “confiança” do presidente Joel e elogiando a atuação do presidente. “Vejo esse momento como uma transição. Saio com a alegria de poder também conviver com a minha família diariamente. Fiz aqui uma família, e vou sentir falta sim dessa família, mas saio com a alegria do sentimento do dever cumprido”.

Ao lado da assistente do plenário, Clécia Abrantes, e do vice-presidente Edson Delgado e do conselheiro Osmar Barros Jr., o presidente do Confea, Joel Krüger, homenageia os conselheiros na última sessão plenária do ano


Mandatos honrados
Após lembrar que a homenagem oficial aos conselheiros será prestada na 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, em Goiânia, no mês de agosto, o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, agradeceu o empenho dos conselheiros titulares e suplentes. “Vamos fazer uma homenagem oficial na Soea de Goiânia. Mas gostaria de agradecer a esse período de convívio, vários já falaram desse aprendizado. Tenho essa visão de que a vida é feita de ciclos. Concluímos um ciclo e começamos um novo ciclo. Os senhores honraram seus mandatos. A gente sabe da dificuldade que é exercer um mandato, sabe das responsabilidades que impactam os profissionais, as empresas. O nível de pressão é alto. Os senhores souberam honrar esse plenário, cada um com as suas características, como os conselheiros que já passaram por esse plenário. Tenho certeza de que os senhores ocuparão outras funções brilhantes pela frente. Agradeço a convivência, o carinho, a compreensão. A gente quer o melhor para a engenharia. Espero que me perdoem por alguma falha, mas agradeço todo o carinho por todos os senhores que concluem o seu mandato. Se conseguirmos a federalização, grande parte dos méritos será dos senhores. Também agradeço a todos os conselheiros que continuam seu mandato e ao corpo funcional do conselho”, disse, homenageando também a Mútua e o Colégio de Presidentes e desejando Boas Festas.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea

Fotos: André Benício/Confea