Grupo de Trabalho sobre bairro Pinheiro se reúne em Maceió

Missing media item.
Representantes da Defesa Civil participaram das discussões de conselheiros, especialistas e do presidente Fernando Dacal
GT Abalos Sísmicos em sua primeira reunião para tratar sobre o bairro Pinheiro, em Maceió

Brasília, 6 de junho de 2019.

O cenário crítico enfrentado pelo bairro de Pinheiro, em Maceió, é tema do Grupo de Trabalho Abalos Sísmicos em Maceió, cuja primeira reunião se deu até esta quarta (5), na capital alagoana. O objetivo é elaborar um estudo técnico sobre as causas e efeitos dos abalos registrados na cidade desde março de 2018 e apurar possíveis responsabilidades de empresas e profissionais. O GT foi instituído pela Decisão Plenária nº PL-0234/2019. O Confea vem acompanhando essa discussão, inclusive por meio de audiências públicas que estão sendo promovidas no Congresso Nacional.

O tremor provocou rachaduras em imóveis e ruas de Pinheiro e ainda dos bairros Mutange e Bebedouro, que motivaram ações da Defesa Civil para evacuar residências e interditar logradouros dessas comunidades.

Grupo de Trabalho

O grupo é formado pelos conselheiros federais geol. Waldir Duarte Costa Filho (Coordenador) e eng. prod. mec. Zerisson de Oliveira Neto (Coordenador Adjunto), bem como pelos especialistas geol. Nivaldo Bosio, eng. minas Regis Wellausen e eng. minas Wenner Amorim. Nesta primeira reunião, o grupo foi acompanhado pelo presidente do Crea-AL, eng. civ. Fernando Dacal, em todas as atividades do GT.

Missing media item.
No último dia da reunião, participantes estiveram no bairro Pinheiro
Visita técnica ao bairro Pinheiro no último dia da reunião

Nos dois primeiros de reunião, o GT contou com a presença de representantes do Serviço Geológico Brasileiro – CPRM (geólogo Thales Sampaio e equipe), da Universidade Federal de Alagoas (geóloga Rochana Lima), da Defesa Civil Municipal (Dinário Lemos), do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélite (Meteorologista Humberto Barbosa), do Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (Jean Paul) e da Braskem (Engenheira Química Isabel Kenny) – empresa responsável pela mineração de sal-gema na região, os quais apresentaram as informações que possuem a respeito do caso, além do material produzido em face das investigações geológicas/geotécnicas realizadas até o momento.

No encerramento da reunião, os membros do GT realizaram visita técnica na região e obtiveram mais dados técnicos. A visita contou com a participação do presidente Fernando Dacal, da equipe de fiscalização do Crea-AL, com a representante da UFAL e com engenheiros civis contratados pela Braskem para realizar os serviços de drenagem e pavimentação das áreas atingidas pelos abalos.


Equipe de Comunicação do Confea, com informações da assessora do GT, Sílvia Cunha