Grupo de Trabalho Operacional debate inserção internacional do Sistema

Grupo de Trabalho Operacional Inserção Internacional: planejamento estratégico

Brasília, 30 de julho de 2019.

Em sua segunda reunião ordinária, o Grupo de Trabalho Operacional (GTO) Inserção Internacional discutiu o planejamento estratégico da área nesta segunda (29). “Estamos analisando a inserção profissional e ainda modelos de certificação e de registro profissional”, diz a gerente de relacionamentos institucionais do Confea, Fabyola Resende.


Formado por funcionários especialistas da área e coordenado pelo conselheiro federal João Bosco de Andrade, representante da Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais), o grupo analisa a participação em fóruns como a União Panamericana de Associações de Engenheiros (Upadi) e a Comissão de Integração da Agrimensura, Agronomia, Arquitetura, Geologia e Engenharia no Mercosul (Ciam).

Para o conselheiro federal, com a globalização, é imprescindível que o Sistema discuta essa temática. “Os profissionais precisam interagir com o mundo, e discutir o modelo do mercado, a certificação, e o modelo cartorial, os registros, é uma das formas que podemos contribuir para esse debate, em um momento importante para o Sistema”, afirma João Bosco, citando também políticas como a da reciprocidade na mobilidade profissional como aspectos que precisam ser constantemente dialogados.
O GTO é formado ainda pelas analistas da GRI Sabrina Carpentier e Mônica Lannes, pelo analista da Gerência de Conhecimento Institucional (GCI), Rabah Abelgawad, pela assessora da Superintendência de Integração do Sistema (SIS) Sílvia Cunha e pelo assessor da presidência do Confea, Flávio Bolzan.

 “Vamos discutir também formas de fazer as relações institucionais no Brasil, vendo aspectos como a necessidade de buscar alternativas para as viagens para que isso seja implementado, entre outros pontos. Também estamos fazendo um apanhado de todas as missões promovidas pelo Confea em nível internacional desde 1993 e discutindo nossos fluxos internos e externos, em torno das nossas rotinas e do nosso envolvimento com o Congresso Nacional, o Tribunal de Contas da União e outros fóruns nacionais e internacionais”, considera a gerente da GRI.

Equipe de Comunicação do Confea