Gerentes de fiscalização dos Creas se reunirão em Brasília em dezembro

Reunidos em Sessão Plenária, os conselheiros federais aprovaram, por unanimidade, na manhã desta sexta-feira (27/9) a realização da Reunião Técnica Nacional de Fiscalização. Voltado para os gerentes de fiscalização dos Creas, o encontro se dará em Brasília, nos dias 17 e 18 de dezembro. Na ocasião, serão debatidas as metas e resultados esperados para 2020 e as diretrizes nacionais de fiscalização - estabelecidas pela Decisão Normativa n. 95/2012.

Confira mais fotos das sessões plenárias de setembro de 2019

Entre outras decisões da manhã de hoje, algumas coordenadorias de câmaras especializadas tiveram definidas as datas de suas quartas reuniões ordinárias de 2019. Confira:

Coordenadoria Data Local
Engenharia Química 29 a 31/10 Brasília, DF
Engenharia Civil 30 e 31/10 e 1º/11 Vitória, ES
Engenharia de Segurança do Trabalho 4 a 6/11 Teresina, PI
Engenharia Elétrica 11 a 13/11 Goiânia, GO
Engenharia de Agrimensura 12 a 14/11 Macapá, AP
Engenharia Florestal 27 a 29/11 Brasília, DF

 

Conselheiro Osmar Barros leu seu voto após pedido de vista


Processo eleitoral 2019

A última matéria analisada pela manhã deu continuidade às decisões de ontem referentes às eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua, tendo sido deferida a candidatura dos profissionais Wandecy Gomes Campos (titular) e Rizomar Rodrigues da Silva (suplente) para conselheiros federais representantes do Amazonas, na modalidade Agronomia.

 

Atendimento

No período da tarde, a plenária 1508 aprovou a realização do Encontro de Profissionais de Atendimento do Sistema Confea/Crea. Em datas a serem definidas, haverá um encontro regional por videoconferência no primeiro trimestre e um encontro presencial, no quarto trimestre, recebendo dois empregados lotados em unidades de atendimentos. A proposta foi encaminhada pela Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais) e objetiva facilitar as consultas e normatizar procedimentos, agilizando o atendimento às solicitações, bem como a fim de estreitar relações entre os regionais.

Equilíbrio financeiro

O plenário do Confea aprovou, por unanimidade, proposta do Colégio de Presidentes, encaminhada pela Comissão de Organização, Normas e Procedimentos – Conp, instituindo, por Resolução, o Regime de Recuperação e Equilíbrio Financeiro no Sistema Confea/Crea. A Superintendência Administrativo-Financeira do Confea e Gerência de Orçamento e Contabilidade criarão o centro de custo necessário, com previsão orçamentária anual e prazo de vigência de 36 meses, prorrogável por mais 18 meses.

 

Plenária aprovou evento para os funcionários da área de atendimento dos Creas e medida voltada ao equilíbrio financeiro dos Creas


Na ocasião, o coordenador do colégio de Presidentes, Antonio Aragão, agradeceu o empenho dos conselheiros federais, das comissões afetas, bem como do corpo funcional do Confea, “que trabalhou inclusive durante a Soea para que se chegasse a esse acordo”. Já o vice-presidente no exercício da presidência dos trabalhos, eng. eletric. Edson Delgado, agradeceu e parabenizou o pleno, por adotar “uma medida que venha a ajudar os Creas a se manterem atuando em suas atividades precípuas”.

Em entrevista, o presidente do Crea-PB acrescentou que o objetivo da medida é “manter o Sistema Confea/Crea mais equilibrado, com o Sistema funcionando como Sistema, ajudando-se mutuamente”. Aragão também comenta que os Regionais terão que promover esforços para a contenção de despesas e tomar outras medidas de otimização de suas gestões.
 

Beatriz Craveiro e Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea

Fotos: Marck Castro/Confea