Fiscalização e agricultura familiar dominam divulgação do Confea

Campanha de fiscalização: anseio dos profissionais e da sociedade

Brasília, 17 de outubro de 2019.

O investimento em campanhas de utilidade pública vem sendo uma prioridade do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). As campanhas são desenvolvidas por uma agência de publicidade, em diálogo com o Conselho de Comunicação e Marketing (CCM) do Confea. “Toda a assertividade das campanhas se deve a essa interação. Todas as veiculações são feitas após a aprovação do CCM, que reúne profissionais da área e representantes do Conselho. Temos até mesmo um grupo de whatsapp para dinamizar as discussões”, diz o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger. Confira detalhes da reunião mais recente do CCM.

Em 2019, a importância da fiscalização foi um dos principais enfoques das divulgações, alcançando praticamente todo o país. Desde o início de outubro, a manutenção preventiva tem sido abordada, paralelamente à continuidade do projeto Expedição Safra, em parceria com o jornal Gazeta do Povo. Até fevereiro de 2020, o tema da Agricultura Familiar recebe uma cobertura mais enfática do periódico.

Segundo o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger as campanhas vêm valorizando a atividade-fim do Sistema Confea/Crea e contribuindo para a compreensão do sistema profissional pela sociedade. “O país vem conhecendo melhor a atuação do Sistema Confea/Crea e Mútua, a importância das atividades da Engenharia, Agronomia, Geografia, Geologia e Meteorologia para a sua segurança. Esse era um anseio de todos os profissionais”, considera.

Entre as divulgações promovidas esse ano, o Confea exibiu uma WebSérie intitulada “Fiscalizar é proteger”, que mostrou o trabalho de fiscalização realizado por todos os Creas. Ao longo dos meses de junho a setembro, foram apresentados vídeos com versões de um e três minutos, abrangendo depoimentos de presidentes, gerentes de fiscalização e fiscais dos Creas, em torno dos trabalhos de fiscalização em obras e serviços de Engenharia e Agronomia.

Mídias diversas
Em outdoors, frontlights, painéis de led, postos de gasolina, mídias aeroportuárias, o público de 109 municípios interioranos (com maior número de inspetorias dos Creas) de 27 estados, conferiu a campanha voltada à fiscalização profissional, nos meses de junho e julho. A campanha também atingiu um público ainda maior por meio mídias aeroportuárias e a exibição no canal Globo News, dando um tratamento especial ao público do interior, após a etapa nacional conduzida no mês de abril, por meio de revistas de bordo, frontlights, mídias aeroportuárias e redes sociais.

As redes sociais (Instagram, Facebbok e Twitter), por sinal, foram ferramentas muito usadas pelo Confea ao longo de todo o ano. “É uma comunicação que mostra a atuação dos Creas e valoriza os profissionais mais diretamente, estando atenta às sugestões e críticas”, considera o conselheiro federal João Bosco de Andrade, integrante do CCM ao lado do também conselheiro Ronald do Monte Santos, do coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Agronomia, Kléber Santos, do superintendente de Estratégia e Gestão, Renato Barros; dos gerentes de comunicação do Confea e da Mútua, Felipe Pasqualini e Margareth Vicente, das assessoras de comunicação dos Creas Sergipe, Íris Azevedo, e Santa Catarina, Cláudia de Oliveira, e do presidente Joel Krüger.

Hoje, o Confea totaliza de mais de 122 mil seguidores nas redes Facebook, Twitter e Instagram, tendo um alcance médio de publicações girando em torno de 12 mil, além de 155 minutos de visualização dos vídeos e mais de 420 mil pessoas alcançadas.

Outra mídia valorizada é o rádio. “Por meio da rádio Confea/Crea, programas em torno da importância das atividades profissionais foram apresentados nas Rádios CBN e Band News nos meses de janeiro, julho e agosto e agora até o final do ano. São sempre temas de utilidade pública, relacionados às atividades desempenhadas pelo Conselho, apresentados para todo o país”, descreve o presidente Joel Krüger.

Manutenção preventiva
Segundo Joel, o objetivo da campanha de utilidade pública em torno da manutenção preventiva é “alertar sobre a importância da realização desse tipo de manutenção, não apenas em construções, mas até mesmo em atividades do campo. Daí a importância de reforçar a necessidade de que todas as capitais e estados tenham normas que garantam a manutenção predial preventiva. O presidente do Confea ressalta que a campanha exprime uma atuação permanente do Sistema Confea/Crea, em torno de temas que fazem parte da sua rotina. A campanha estará no ar em outubro e novembro, em mídias aeroportuárias, “outdoors”, “frontlights”, redes sociais e internet.

Expedição Safra
Já o projeto de mídia especial  “Expedição Safra”, desenvolvido com a Gazeta do Povo, e lançado em agosto, no Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA) procura mobilizar e envolver a sociedade civil organizada em torno da importância da agricultura familiar. “A exemplo do agronegócio, o Sistema Confea/Crea tem muitos profissionais atuando junto a essa atividade econômica que promove o desenvolvimento em todo o país, de Norte a Sul, representando muito para a nossa economia”, descreve o coordenador da CCEAGRO, Kléber Santos, colegiado que havia solicitado a abordagem em torno da agricultura familiar, reforçando a parceria implementada desde 2018.

Por meio do portal da Gazeta do Povo, os profissionais do Sistema Confea/Crea e o público em geral podem ter contato com os anúncios. “A parceria foi renovada e lançada este ano aqui no CBA e já está no ar, envolvendo ainda reportagens exclusivas, exposição fotográfica, documentário, WebSérie e anuário”, comenta Kleber Santos.

Equipe de Comunicação do Confea