Engenheiros Florestais prestigiam posse de novos conselheiros

Brasília, 27 de novembro de 2019.


Na tarde desta quarta-feira (27), integrantes da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Florestal (CCEEF) reuniram-se para a quarta reunião ordinária em Brasília (DF). No período da manhã os coordenadores prestigiaram a posse dos novos conselheiros, entre eles do engenheiro florestal Ricardo Ludke (AM), no Plenário do Confea.

Coordenador Rafael Macedo

Na última reunião do ano, o coordenador Rafael Macedo fez um balanço sobre as atividades. “Estamos muito felizes porque os produtos demandados pela Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep) no início do ano foram entregues.  Nosso Manual de Fiscalização já foi impresso e já estão no Regionais, que desempenham o papel de multiplicadores do conhecimento deste Manual”, destacou. Macedo ainda comentou a importância de se ter um conselheiro federal que é engenheiro florestal: “Temos agora um porta-voz, um interlocutor das causas da Florestal junto ao Plenário”, disse se referindo ao conselheiro empossado Ricardo Ludke (AM).

Os engenheiros florestais foram divididos em três grupos de trabalho para debater manifestação da Coordenadoria das atividades listadas no MEI (Programa do Microempreendedor Individual) e que se relacionam com a engenharia florestal  para atender ao acordo firmado entre Confea e  Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa (Sempe) vinculada ao Ministério da Economia;  preâmbulo sobre cada grupo/modalidade para fazer trabalho de levantamento dos títulos profissionais do Sistema Confea/Crea; e  proposta de resolução sobre o registro de empresas da área florestal na condição de “Pequena Empresa de Base Florestal”. Os grupos tem como coordenadores Maria Angela Panzieri (Crea-SP), Ricardo Pereira (Crea-RJ) e Saulo Téo (Crea-SC), respectivamente.  Segundo o coordenador da CCEEF, até sexta-feira será apresentado um documento com o resultado destes grupos, que será encaminhado ao Confea.

Criada em 2012, a CCEEF reúne, por enquanto, as câmaras dos estados de Mato Grosso, Santa Catarina, Amazonas, Amapá, Rondônia, Rio Grande do Sul e representam quase 15 mil engenheiros florestais, segundo base de dados do Confea.

Confira as fotos no Facebook do Confea

A reunião da Coordenadoria prossegue até sexta-feira (29) no Hotel Planalto Bittar, em Brasília (DF).


Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Tauan Alencar