CPRM e Poder Judiciário participam de plenária do Confea

 
Brasília, 28 de agosto de 2019.
 
Esteves Colnago, presidente da CPRM e Joel Krüger: placa traduz homenagem do Confea ao serviço Geológico do Brasil


Com a participação de Esteves  Colnago, engenheiro agrônomo  que preside  da Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais (CPRM/Serviço Geológico do Brasil) e do engenheiro eletricista e mestre em Filosofia, desembargador  federal da 1ª Região, Carlos Augusto Brandão, a sessão plenária 1503, do Confea, começou na manhã da 4ª feira, 28/04.
 
Engenheiro eletricista e desembargador federal da 1ª Região, Carlos Augusto Brandão

Esteves apresentou uma CPMR renovada com tecnologia e inovações completando 50 anos de atividades, e Brandão destacou a aproximação dos mundos da engenharia e do judiciário. Disse que dos 100 milhões de processos que correm no sistema judiciário, boa parte poderia ser resolvida em câmaras de negociação reunindo “não ator e réu das ações, e sim interessados”. Ele acredita na viabilidade da formação de câmaras entre Creas e tribunais federais regionais.

O engenheiro agrônomo destacou a CPRM como “excelência em conhecimento científico” que atua em 18 estados e historiou parte da atuação da companhia fundada em 1969. Para ele, o país precisa saber de suas riquezas minerais e chamou a atenção para a aproximação da companhia com a Agência Nacional de Petróleo (ANP) e a Petrobras. Ele disse que “além de gás e óleo vários minerais foram encontrados em nossas bacias sedimentares, mas nem todos catalogados e projetados em termos de quantidade, o acordo de cooperação assinado com a ANP e a Petrobras vai permitir essa identificação”.

Veja o álbum de fotos

 
Inovações, tecnologias e  homenagens

O presidente da CPRM falou ainda das “ 300 oportunidades de negócios na área da mineração, divulgadas pelo site da companhia, à espera de investidores. Estamos incorporando outros valores e conhecimentos. Procuramos introduzir inovações e tecnologias por meio, por exemplo, da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) que integra universidades nacionais e estrangeiras”, anunciou Esteves.

Mas é no nano satélite, em parceria com a empresa Visiona – uma joinventure que une Embratel e Telebras – que a CPRM vem apostando para dinamizar o mapeamento das minas de mineração e o trabalho dos fiscais que atuam na área. O satélite deve ser lançado em 2021.O presidente da CPRM falou ainda das “ 300 oportunidades de negócios na área da mineração, divulgadas pelo site da companhia, à espera de investidores. Estamos incorporando outros valores e conhecimentos. Procuramos introduzir inovações e tecnologias por meio, por exemplo, da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) que integra universidades nacionais e estrangeiras”, anunciou Esteves.

Esteves entregou para o acervo do Conselho um livro que é uma coletânea de minerais e pedras preciosas brasileiras
Uma placa entregue a CPRM pelo presidente do Confea, eng. civ Joel Krüger, traduziu a importância da CPRM e o reconhecimento do seu trabalho pelo Sistema Confea/Crea. Em retribuição, Esteves entregou para o acervo do Conselho  um livro que é uma coletânea de minerais e pedras preciosas brasileiras.
 
 

Frente Parlamentar

À tarde as lideranças participaram do lançamento da Frente Parlamentar de Apoio aos Conselhos, que pretende fazer alterações na PEC108/2019 - que altera a natureza jurídica dos conselhos profissionais e desobriga a inscrição dos profissionais nos respectivos conselhos de regulamentação.  De autoria do Poder Executivo (Ministério da Economia), a Proposta de Emenda à Constituição aguarda relator, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).  Confira como foi o lançamento: Instalada a Frente Parlamentar de Apoio aos Conselhos Profissionais.

Após o lançamento, os conselheiros deram prosseguimento a pauta da sessão, que soma 177 processos e das comissões permanentes, com destaque para a Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep), que apresenta maior quantidade. Os trabalhos tiveram coordenação do presidente do Conselho, o eng. civ. Joel Krüger. 
 

Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea