Copimera homenageia ex-presidente da Fenemi e ex-conselheiro do Crea-RS 

Brasília, 4 de novembro de 2019.

Neste ano, a Confederação Pan-americana de Engenharia Mecânica, Elétrica e Ramos Afins (Copimera) irá conceder o prêmio Engenheiro Notável para Ivo Germano Hoffman. A premiação será durante a XXVII Congresso Copimera 2019, entre 21 e 23 de novembro, na cidade de Cancún, no México.

A escolha foi feita pelo Comitê de Prêmios e Reconhecimentos da confederação, de forma unânime. Integram essa comissão os engenheiros Sergio Augusto Contreras Arancibia, Luis Humberto Hernándes Bertón e Lucero Judith Rodas Mazariegos.

Hoffman participou neste ano do maior evento do Sistema Confea/Crea e Mútua, a 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, que aconteceu em setembro, em Palmas (TO). Na ocasião, ele representou a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-RS. Na foto, Hoffman prestigia a homenagem "in memoriam" prestada ao engenheiro que também foi conselheiro no Regional do Rio Grande do Sul.

 

Lisonjeado por receber a premiação, o eng. ind. Ivo Germano Hoffman disse ser uma surpresa bem-vinda aos 81 anos de idade e 56 anos de profissão. “Receber um elogio assim nos deixa sensibilizados”, comenta o engenheiro, que já foi presidente da Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (Fenemi) e conselheiro do Crea-RS, ao dizer que permanece na ativa dando contribuição como forma de retribuir o que a atividade profissional proporcionou a ele. 

“Foi com esta profissão que ganhei a vida e criei meus três filhos engenheiros. Apesar da idade, tenho boa saúde, disposição e vontade de trabalhar, por isso sigo me dedicando e colaborando”, acrescenta o engenheiro que atualmente é diretor financeiro da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-RS (Mútua-RS) e diretor social da Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos do Rio Grande do Sul (Abemec-RS).

Reconhecimento 
O presidente da Fenemi, eng. mec. Marco Aurélio Candia Braga, comentou a decisão da Copimera. “Em nome da federação, é com alegria e honra que recebemos essa notícia pelo presidente da Copimera, eng. Jorge Gallo. É uma homenagem muito merecida, pela dedicação, ética e respeito à engenharia que o ex-presidente Ivo Hoffman desempenhou suas atividades ao longo de uma carreira que serve de inspiração aos jovens profissionais”.

“A homenagem é justa”, também na opinião do membro do Conselho Consultivo da Fenemi e primeiro vice-presidente da Copimera, eng. mec. Jorge Nei Brito. “Ivo Hoffman se tornou notoriedade e consequentemente imortal da engenharia do Brasil ao se colocar sempre em movimento, exercendo cada uma das missões que lhe foi atribuída, com tanto prazer e desprendimento que nenhuma equação matemática é capaz de traduzir”, afirma, lembrando que Hoffman é reconhecido no meio por sua habilidade de trabalhar em colaboração com o conselho profissional. “Parabéns e obrigado por explicitar tão bem seu infinito ser interior a favor de todos nós do Sistema Confea/Crea e Mútua e, particularmente, da Fenemi”, completa Brito. 

Em 2019, o título Engenheiro Notável também será concedido a outros seis engenheiros do Chile, Cuba, Guatemala, Honduras, México e Panamá. 

 

 

 

Em agosto passado, Hoffman participou também do Congresso Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (Conemi), realizado em Campo Grande (MS).

Perfil
Natural de Pelotas, RS, Ivo Germano Hoffman é graduado em Engenharia Industrial, modalidade Mecânica. Foi engenheiro da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE-RS), engenheiro de manutenção eletromecânica na Termelétrica de Candiota (Térmica a Vapor e Diesel), engenheiro chefe da Termelétrica de Uruguaiana/RS (Térmica a Vapor e Diesel), gerente regional de distribuição de energia elétrica de Uruguaiana/RS, gerente regional de distribuição de energia elétrica de Santa Maria/RS, engenheiro chefe do Sistema Salto/RS, chefe do Sistema de Geração Hidro do Estado do RS, chefe do Gabinete de Planejamento, assistente de Geração de Energia Elétrica (Termelétrica, Dieselétrica e Hidrelétrica), presidente da Fundação CEEE de Seguridade Social-ELETROCEEE, engenheiro chefe dos Serviços de Operação da Termelétrica NUTEPA, conselheiro titular do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RS (Crea-RS), Jan/1998-Dez/2002; vice-presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos, Seção RS (Abemec-RS), Jan/2001-Dez/2004; presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos, Seção RS (Abemec-RS), Jan/2005-Dez/2008, vice-presidente da Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (Fenemi), Jan/2002-Dez/2003, presidente da Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (Fenemi), Jan/2004-Dez/2007, representante Fenemi no CDEN/Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, Ago/2005-Dez/2007), conselheiro titular do Crea-RS, Jan/2009-Dez/2013, 1º diretor financeiro do Crea-RS, Jan/2009-Dez/2011, 2º vice-presidente do Crea-RS, Jan/2012-Jan/2013, coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Industrial do Crea-RS, Jan/2000-Dez/2000, Jan/2013-Dez/2013.

 

Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea
Com informações da Fenemi