Conselheiros federais conhecem sistema de fiscalização do Crea-GO

Goiânia, 29 de maio de 2019.

Nesta terça-feira (28), o presidente do Crea-GO, eng. agr. Francisco Almeida, recebeu, na sede do Regional, a visita de uma comitiva de conselheiros federais: o eng. agr. Annibal Margon, representante de Goiás; o eng. mec. Carlos de Laet, representante do Espírito Santo; o geol. Waldir Duarte Filho, do Pernambuco; e o eng. agr. Luiz Lucchesi, representante das instituições de ensino superior de Agronomia no Plenário do Confea.

A visita dos representantes do Conselho Federal teve o objetivo de conhecer o trabalho desenvolvido pela Autarquia goiana, especialmente no que se refere ao sistema de fiscalização georreferenciada; o Livro de Ordem Eletrônico do Crea-GO; os convênios firmados com diversos órgãos das esferas municipal, estadual e federal com exercício em Goiás; e outros normativos estaduais sobre a atividade-fim do Conselho.

“Os conselheiros federais vieram conhecer a experiência exitosa do Crea-GO na fiscalização de sua atividade-fim e também na implantação do Livro de Ordem no estado. A presença dos representantes do Conselho Federal é muito importante, porque nos mostra que estamos no caminho certo, que é o que desenvolvemos em Goiás: o Brasil espera uma fiscalização eficiente e proativa, que valoriza os nossos profissionais, que tanto trabalham em prol da sociedade”, resumiu o presidente Francisco Almeida.

Coordenadora de Planejamento e Qualidade do Crea-GO apresenta o atual modelo de negócio do Regional

Durante o encontro, a coordenadora de Planejamento e Qualidade do Crea-GO, eng. civ. Rosana Brandão, apresentou o atual modelo de negócio do Conselho, estruturado a partir das auditorias externas realizadas pela Controladoria Geral da União (CGU) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em 2017. A engenheira apresentou os apontamentos dos órgãos auditores e as soluções implantadas pela Autarquia goiana para sanar os problemas.

Em seguida, o líder da Área de Gestão de Convênios da Fiscalização, eng. contr. autom. Roger Barcellos, apresentou a fiscalização georreferenciada do Crea, realizada por meio da plataforma ArcGIS, com o apoio de dados obtidos por meio de convênios firmados com diversos órgão com exercício no estado. Roger demonstrou como os dados, aliados à fiscalização georreferenciada, aprimoram a fiscalização em Goiás.

O analista do Departamento de Tecnologia da Informação, Wender Fernandes, por sua vez, demonstrou a utilização do GeoFisco, tecnologia composta pelo aplicativo, para uso dos agentes de fiscalização em equipamentos móveis de elaboração de relatórios de fiscalização, e pelo sistema de gerenciamento de atividades, que tem a função de agilizar, simplificar e gerenciar os dados provenientes de ações de fiscalizações realizadas pelo Regional.

Ainda durante a reunião, o coordenador de Integração de Dados do Conselho, eng. civ. Eliel Oliveira, mostrou como a aplicação do sistema de Business Intelligence (BI) tem auxiliado o Crea-GO na tomada de decisões estratégicas, em especial em relação à fiscalização proativa, voltada para a atividade profissional, de maneira a evitar danos à população, a partir do cruzamento de informações do banco de dados do Conselho.

Por fim, a líder da Área de Verificação da Atividade Profissional, eng. civ. Kamilla Geanine, apresentou, brevemente, o Livro de Ordem Eletrônico do Crea-GO. A engenheira abordou o processo de implantação do documento em Goiás e demonstrou como ocorre seu preenchimento. Kamilla ainda explicou como os dados dos Livros de Ordem são explorados pelo BI do Crea-GO e como esse processo tem auxiliado na fiscalização da atividade profissional.

Pelo Crea-GO, também participaram do encontro o gestor do Departamento Técnico, eng. civ. Edvaldo Maia; e o gestor do Departamento de Fiscalização, eng. mec. Walter Santana. Ambos auxiliaram a tirar as dúvidas dos conselheiros federais acerca de todo o processo de fiscalização do exercício e da atividade profissional realizado pelo Conselho goiano.

Em pauta: fiscalização, Livro de Ordem Eletrônico, sistema de Business Intelligence, o GeoFisco

Ao fim do encontro, os visitantes se mostraram satisfeitos. “É importante que nós, conselheiros federais, venhamos à base do nosso Sistema Confea/Crea, colher subsídios para que possamos desempenhar melhor a nossa função. Parabenizo e agradeço ao Crea-GO pela gentileza de compartilhar o seu trabalho e nos mostrar rumos que acreditamos ser importantes para o Sistema”, avaliou o conselheiro eng. agr. Luiz Lucchesi.

O conselheiro eng. mec. Carlos de Laet ratificou as palavras do colega e acrescentou: “Temos a obrigação de construirmos um Sistema Confea/Crea cada vez melhor. É uma satisfação estar no Crea-GO e participar dessa belíssima apresentação. Ressalto a posição em que o Crea de Goiás se encontra em nível nacional, exatamente por suas atividades e pelo avanço, não só tecnológico, mas também de eficiência”.

Já o conselheiro pernambucano geol. Waldir Duarte Filho afirmou conhecer o potencial do Crea de Goiás há anos. “O trabalho do Crea-GO em defesa da sociedade se ampliou com o tempo e hoje está muito completo. Fiquei satisfeito com o que vimos aqui e me coloco à disposição da equipe goiana. Podem contar comigo para o que for necessário no Conselho Federal”, destacou.

Por sua vez, o conselheiro eng. agr. Annibal Margon agradeceu a presença dos colegas do Confea e frisou que as ações do Crea-GO têm se destacado no Sistema. “Todos querem buscar informações sobre o funcionamento dos mecanismos goianos, do nosso sistema de fiscalização e nossos convênios. Reuniões como esta são uma forma importante de divulgar, diretamente com os conselheiros federais, um bom caminho para realizarmos, com excelência, o nosso trabalho principal: a fiscalização do exercício profissional”, declarou Annibal.

Da esq. p/ dir.: Annibal Margon, Waldir Duarte Filho, presidente Francisco Almeida, Carlos de Laet e Luiz Lucchesi

 

Assessoria de Comunicação do Crea-GO