Confea e entidades dos EUA debatem programa de certificação profissional

Brasília, 19 de novembro de 2019.

Missão representativa do Confea participou de reunião internacional promovida pela American Society of Agronomy - ASA, Crop Science Society of America - CSSA e Soil Science Society of America – SSSA, entre os dias 10 e 13 de novembro, em San Antonio – Texas, nos Estados Unidos. Outros 4 mil participantes, entre cientistas, profissionais, educadores e estudantes, também marcaram presença na agenda que neste ano debateu o tema "Abraçando o ambiente digital".

Durante a agenda, a delegação do Confea realizou importante reunião com os representantes das entidades norte-americanas para dar continuidade ao Acordo de Cooperação firmado em janeiro de 2019.

O foco da delegação foi definir conjuntamente o ementário e as atividades que serão objeto do programa de certificação profissional, voltado para os profissionais graduados no Brasil, que se encontra em tratativas entre o Confea e as três entidades norte-americanas.

A intenção, segundo o presidente do Confea, é a de que “o programa seja lançado oficialmente em 2020, sendo a comprovação da experiência profissional vinculada aos registros de ART e Acervo do profissional”.

Liderada pelo presidente eng. civ. Joel Krüger (3º da esq. p/ dir.), a comitiva do Confea contou com a participação dos conselheiros federais eng. agr. Luiz Antonio Correa Lucchesi, Annibal Lacerda Margon, João Bosco de Andrade Lima Filho e Evandro José Martins, além do assessor da presidência eng. agr. Flávio Bolzan (sequência da esq. p/ dir.).

 

>> Confea avança nas tratativas de acordo com entidades norte-americanas de Agronomia

Em janeiro passado, a aliança firmada entre o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia e as três entidades norte-americanas teve a proposta de viabilizar o aperfeiçoamento de profissionais registrados. Veja as principais metas do acordo:


1. intercâmbio de informações sobre a profissão agronômica em geral;

2. encorajamento de eventos conjuntos de todos os tipos;

3. incentivo ao intercâmbio de estudantes, profissionais e convidados;

4. intercâmbio de informações sobre eventos científicos e técnicos de interesse mútuo;

5. fornecer aconselhamento profissional mútuo, especialmente em todas as áreas de assuntos internacionais, técnicos e científicos, na medida em que for fornecido por cada organização aos seus próprios membros;

6. trabalhar juntos para iniciar um programa de certificação profissional específica entre a ASA, CSSA, SSSA e o Confea.

 

Equipe de Comunicação do Confea