Comissão Temática PMOC Refrigeração e Climatização conclui trabalhos

Especialistas Arnaldo Basile e Carlos Trombini, conselheiros federais Ronald Santos e Carlos Laet e especialista Luciano Valério: membros da Comissão Temática PMOC - Refrigeração e Climatização devem encaminhar pela continuidade dos trabalhos

Brasília, 26 de novembro de 2019.

Com a elaboração de uma proposta de Decisão Normativa em torno de procedimentos para as atividades de projeto, fabricação, inspeção, experimentação, ensaio, controle de qualidade, vistoria, perícia, avaliação, laudo e parecer técnico, arbitramento, consultoria, assistência técnica, montagem, instalação, operação, manutenção e reparo de sistemas de refrigeração e de ar condicionado , em tramitação junto à comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep) e a à Comissão de Organização, Normas e Procedimentos (Conp), a Comissão Temática PMOC – climatização e refrigeração concluiu seus trabalhos de 2019, em sua quinta reunião, nestas segunda e terça (26). Ressaltando o papel do engenheiro mecânico nesse processo, a Comissão Temática busca promover a divulgação do Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) , baseado no tripé da conscientização dos profissionais do setor que fazem projetos de manutenção; conscientização dos usuários responsáveis pela contratação dos serviços de refrigeração e climatização e ainda regulamentação das questões legais que envolvem o cumprimento da Lei 13.589/2018.

O coordenador da Comissão Temática, eng. mec. Ronald do Monte Santos. “Chegamos a resultados proveitosos, tivemos um desempenho muito bom quanto à operação e controle de refrigeração e climatização, principalmente por meio dessa Decisão Normativa que agora tramita internamente na casa, devendo ser apreciada pelo plenário até o final  do ano”, diz, considerando a necessidade de que a Comissão Temática tenha sua continuidade no próximo ano.
 
Posição similar à do conselheiro federal e coordenador adjunto eng. mec. Carlos Laet, para quem o Sistema Confea/Crea tem feito um trabalho louvável ao integrar as entidades da área nessa discussão, “que reconhece o papel do engenheiro mecânico, diante das suas atribuições, para o cumprimento desta orientação legal”. Ex-conselheiro federal e diretor do Crea-RS, o eng. mec. Luciano Valério considera que o tema é complexo e envolve vários segmentos, o que justifica que mais reuniões sejam promovidas a nível nacional para o aprofundamento do tema.

Envolvimento nacional e parcerias internacionais
Já o presidente executivo da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento – Abrava, eng. mec. Arnaldo Basile, considera que “a classe tem interesse nessa discussão e tem  nos procurado”, destacando que essa conscientização da sociedade e dos profissionais envolve também instituições de países latino-americanos, registrados na Federação de Associações Ibero-americanas de Ar-Condicionado e Refrigeração (Faiar, na sigla em espanhol). Já fomos procurados por entidades do México, Colômbia e Chile para estruturar PMOCs similares em seus países. “Temos feito workshops e seminários regionais e nacionais há pelo menos dois anos antes da Lei e tivemos a surpresa de ver como há o interesse de aprofundar conhecimento, inclusive nesses países”, comenta.

Membros da Comissão Temática: defesa da engenharia mecânica no PMOC


Enquanto o presidente do Sindicato da Indústria de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar no Estado de São Paulo (Sindratar-SP), eng. mec. Carlos Eduardo Trombini, refere-se à importância de debates também junto à  Associação Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado (Ashrae). “Eles nos procuraram e estão ampliando seus capítulos para outros estados, como o Mato Grosso do Sul, onde estivemos também no XIII Desafios das Engenharias Mecânica e Industrial para o Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso do Sul (Demi-MS). Esse é um tema que já virou nacional e está ampliando as nossas fronteiras”, diz, também agradecendo o convite do Confea para participar da Comissão e conhecer a dinâmica da atuação do Conselho e assegurando que os cinco sindicatos do Sindratar e ainda outros dois relacionados a eles também vêm promovendo eventos para tratar desses procedimentos. “Acredito que o Sistema como um todo tem atuado muito bem nessa discussão”. 

Papel do engenheiro mecânico
A atribuição do engenheiro mecânico em promover as ações do PMOC é destacada por todos os integrantes da Comissão Temática. “Embora o PMOC seja um sistema multidisciplinar, o engenheiro mecânico tem domínio sobre todas as questões ligadas à climatização e refrigeração. Outras engenharias não têm domínio sobre todas essas etapas”, considera Arnaldo Basile. O presidente da Abrava acrescenta ainda que a importância do PMOC é manter a qualidade do ar para preservar a saúde e a segurança da população.

A reunião da Comissão teve a assistência do analista Ângelo José Fábio, da Gerência Técnica do Confea.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea