Comissão Temática Harmonização Interconselhos retoma trabalhos

Comissão Temática Harmonização Interconselhos reunida em Brasília

Constituída pelos engenheiros civis Osmar Barros Júnior (coordenador), Marcos Camoeiras (coordenador adjunto) e João Luís de Oliveira Collares (especialistas) e ainda pelos engenheiros eletricistas José Valmir Flor  e pelo engenheiro agrônomo Jânio Fagundes Borges (especialistas), a Comissão Temática de Harmonização Interconselhos – CTHI deu continuidade às suas atividades, desde esta segunda (20), em Brasília.

A expertise do conselheiro à frente da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap) poderá contribuir efetivamente para intermediar uma maior aproximação entre diversos outros conselhos profissionais que apresentam sombreamento com as atribuições relacionadas ao Sistema. “Temos promovido discussões desde 2016, inclusive com a participação do Camoeiras e do Collares em outros momentos. Não é uma tarefa simples, mas acredito que ela precisa ser contínua para que possamos promover estratégias que permitam a elaboração de resoluções conjuntas que propiciem o encaminhamento de soluções para esses chamados conflitos”, manifesta o coordenador Osmar Barros Júnior.

Ele enumera, entre outros motivos de sombreamento, resoluções relacionadas ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo (resolução nº 51); Conselho Federal de Administração (resoluções relacionadas aos cursos de gestão de ambiental e outras); Conselho Federal de Corretores de Imóveis (resolução 1.006/2007, sobre avaliação de imóveis); Conselho Federal de Biologia (resolução 480/2018, sobre a atuação do biólogo em inventário, manejo e conservação da vegetação e da flora e atividades correlatas) e ainda Conselho Federal de Química (CFQ) e Conselho Federal dos Técnicos (CFT).

Após a reunião de instalação, o grupo voltará a se reunir em Brasília, em julho (dias 11 e 12), agosto (1º e 2), setembro (2 e 3) e outubro (10 e 11). É o que definiu o calendário de reuniões aprovado durante esse primeiro encontro.

Equipe de Comunicação do Confea