CCSS abre os trabalhos da plenária do Confea

Na manhã da quinta-feira (11), apresentada por Modesto Ferreira dos Santos Filhos, engenheiro eletricista que coordena a Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema (CCSS), a análise do parecer da Prestação de Contas do Confea, relativa ao exercício 2011, abriu os trabalhos da sessão plenária 1486 e  foi aprovada por 16 dos 18 conselheiros. A CCSS também obteve aprovação para os seis pareceres apresentados, entre eles, o que discordando de proposta apresentada pelo Colégio de Presidentes de Creas, negou a proibição do repasse de funcionários do Crea-RJ ao novo Conselho dos Técnicos.

Ex-presidente Marcos Túlio, cumprimentado pelo superintendente Jadir Alberti e pelo vice-presidente, Edson Delgado

 
Inicialmente comandada por Edson Delgado, eng. eletric., a sessão foi coordenada pelo presidente do Confea, eng. civil Joel Krüger, na maior parte da manhã e registrou a presença do engenheiro civil Marcos Túlio de Melo, que presidiu o Confea por duas gestões, de 2006 a 2011. Atuando como assessor do Crea de Minas Gerais, Túlio de Melo disse que a participação na plenária federal “faz parte das boas relações entre Confea e Crea-MG”.
“Lembrando que semana passada o presidente Joel esteve em Minas,  estamos aqui hoje, representando Lúcio Borges, eng. civil que preside o Crea-MG, e acompanhando as ações a serem definidas como a realização dos Congressos Estaduais de Profissionais (CERs) em Minas Gerais, assim como em todos os estados, e que antecedem o 10º Congresso Nacional de Profissionais (CNP)."

“Queremos fazer um grande movimento e arregimentar estudantes e profissionais, professores e pesquisadores a participar do CNP, do Contecc e da 76ª Soea”, disse Túlio de Melo.

 

Novas diretrizes

Além do ex-presidente do Confea, Vanderli de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Ensino em Engenharia (Abenge), também participou da plenária. Acompanhado pelo diretor Vagner Cavenaghi e pela diretora estudantil Íngrid Reis, Vanderli informou sobre o trâmite das Novas Diretrizes Curriculares “atualmente em revisão e depois enviadas ao Ministério da Educação. O texto deverá levar de mês e meio a três meses para entrar em vigor”.

Ele adiantou que o modelo por competência adquirida – adotado por muitos países -  deverá marcar a formação dos futuros engenheiros no Brasil e que as atribuições serão reconhecidas  a partir dessas competências: “as Diretrizes vão alterar perfil dos futuros engenheiros”, afirmou.

 

Representantes da Abenge ao lado dos conselheiros Luiz Antônio Lucchesi, Osmar B

Krüger, por sua vez, revelou sua preocupação grande com o modelo por competências e mais uma vez afirmou que o Sistema Confea/Crea é contra o ensino de engenharia a distância:

“O ensino da engenharia não pode ser 100% a distância. Um sistema híbrido está correto, e vamos debater o que seria matéria dada de forma presencial e o que seria a distância".

Osmar Barros Jr., conselheiro federal e professor, disse que “avaliar por competência será um grave problema e conceder  atribuição por competência muito mais preocupante”.
Veja mais fotos no Facebook do Confea
Vanderli completou informando que os instrumentos de avaliação estão sendo avaliados e serão adequados ao novo modelo.

 

Prestação de Contas

Ainda pela manhã, o presidente do Confea alertou sobre a importância da participação de presidentes de Creas e conselheiros regionais e federais do evento organizado pelo Tribunal de Contas da União, a ser realizado no próximo dia 28, no Instituto Sezerdello Correa, Escola Superior do TCU.
Mais informações e inscrições pode ser obtidas e feitas aqui.
A sessão 1486, com 191 processos na pauta ordinária,  foi interrompida para o almoço. À tarde, os conselheiros estarão reunidos nas comissões.

Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicacão do Confea