Atualização da resolução dos tecnólogos mais perto de acontecer

Brasília, 29 de março de 2019.

Após apreciar relatório do Grupo de Trabalho do Confea que tratou em 2018 de legislações relativas ao exercício profissional dos tecnólogos, o plenário do Conselho Federal deliberou nessa quarta-feira (27) encaminhar para análise da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap) minuta de normativo que irá atualizar a Resolução nº 313/1986, que regula os registros e atribuições desses profissionais.

Também ficou definido que a Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais) irá apreciar a proposta de manifestação do Sistema Confea/Crea sobre o Projeto de Lei nº PL-2245/2007, o qual regulamenta o exercício da profissão de tecnólogo e que atualmente aguarda deliberação de recurso na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Confira o trâmite desse PL.

Avanço
Representantes da categoria acompanharam de perto a tramitação da matéria no plenário do Confea e comemoraram o avanço. Para o diretor da Federação Nacional dos Tecnólogos (FNT) e presidente do Sindicato dos Tecnólogos do Espírito Santo, Dario de Almeida, a nova resolução é uma grande vitória e irá atender à demanda dos quase 35 mil tecnólogos atualmente registrados no Sistema.

“É uma luta de muitos anos para atualizar essa resolução de 1986, que não atende à nossa condição profissional. Além disso, acredito que a nova resolução irá resolver o impasse da regulamentação da profissão em Casa, que irá analisar as nossas atribuições conforme a grade curricular, garantindo a nós o exercício pleno da profissão”, comentou o tecnólogo que é também conselheiro regional do Espírito Santo.

O também diretor da FNT e presidente do Sindicato dos Tecnólogos do Sergipe, José Gomes de Andrade Filho, acredita que a nova resolução irá tramitar sem obstruções na Ceap. “Isso porque nossa proposta está legalmente pautada no catálogo de cursos do Ministério da Educação”, afirmou o tecnólogo que no ano passado participou da elaboração da minuta de resolução enquanto convidado do GT Resolução nº 313/1986, que contou ainda com a participação dos especialistas: presidente da Federação, tecnº Efraim Rodrigues; presidente do Sindicato dos Tecnólogos de Alagoas, Kennedy Luiz Souza do Nascimento; e do presidente do Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo, José Paulo Garcia, que considera a aprovação do relatório do GT a primeira etapa de um processo que exige esforço coletivo. “A análise pela Ceap e Cais é que será um grande passo e a aprovação dessa resolução irá demandar união de todos os tecnólogos”, disse o especialista que integrou o GT capitaneado pelos conselheiros federais André Schuring (coordenador), Edson Alves Delgado e Jorge Bitencourt da Rocha.

 

Diretores da Federação Nacional de Tecnólogos, José Gomes (dir.) e Dario de Almeida, durante sessão plenária do Conselho

 

 

MAIS FOTOS NO ÁLBUM DO FACEBOOK DO CONFEA

 

Destrave do PL-2245/2007
O encaminhamento da nova resolução trará outro ganho, considerado ainda maior para a categoria, como aposta o tecg. Dario de Almeida: “A aprovação da Decisão Plenária do Confea irá dar amparo e suporte para aprovar o projeto de lei que está parado na Câmara.”

“Ações parlamentares por parte do Sistema também poderão ajudar a dar celeridade na tramitação do PL, que aguarda deliberação de dois recursos pelo plenário da Câmara para depois seguir para o Senado”, sugeriu José Gomes.



Leia mais:
Confea fortalece diálogo com tecnólogos


Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro