Amazônia, cerrado e Eletrobras: conheça as moções aprovadas no 10º CNP

Após a votação das propostas da pauta da Plenária Final do 10º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), os delegados deliberaram sobre textos de moções, que foram sendo elaboradas ao longo do evento. Entre sexta e sábado (20 e 21), os congressistas apresentaram seis moções à Comissão Organizadora do Congresso. Dessas, quatro foram aprovadas pelo plenário.

Veja as fotos do 10º CNP

Dois dos textos tratam da energia brasileira: um deles é em defesa da reestruturação e manutenção do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel) e o outro se posiciona em favor de um levantamento sobre o real valor de mercado da Eletrobras e sobre a relevância da empresa como propulsora da expansão do setor elétrico brasileiro.

O meio ambiente também entrou em pauta: entre as moções aprovadas, está o “Manifesto em Defesa da Amazônia, do Cerrado e da Soberania Nacional”, que, entre outros pontos, propõe que os profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua reivindiquem que o Estado Brasileiro mantenha uma política ambiental responsável e comprometida com a soberania.

Por fim, a quarta moção aprovada registra manifestação contrária dos delegados do CNP em relação aos cursos de graduação das áreas da engenharia, da agronomia e das geociências que são ministrados inteiramente a distância.

Reportagem: Letícia Almeida (Crea-DF)
Edição: Beatriz Leal (Confea)
Revisão: Lidiane Barbosa (Confea)
Equipe de Comunicação da 76ª Soea
Fotos: Damasceno Fotografia e Marck Castro/Confea