ACE-SC promove seminário com palestras sobre Transportes náuticos

Brasília, 09 de dezembro de 2019.

Começou hoje, em Florianópolis (SC), o “Seminário de Conscientização dos Transportes Marítimos e Mobilidade Urbana: Náutica Floripa 2019”, promovido e realizado na sede da Associação Catarinense de Engenheiros (ACE-SC).

Com o apoio de diversas entidades, entre elas o Confea, o evento com duração de dois dias atrai cerca de 100 participantes, interessados em se informar e debater sobre diversos assuntos, como  a “Contextualização do tema Transporte Náutico em Florianópolis”, desenvolvido pelo professor Roberto de Oliveira, coordenador do Comitê Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (Comdes), e apresentado logo pela manhã.

Aberto pelo presidente da Ace, o eng. civ., Carlos Nakazima, o seminário teve uma mesa de boas-vindas formada pelo próprio Nakazima, por Oliveira e ainda por Anita Pires e Zena Becker, representantes do FloripAmanhã, Marcos  dos Santos, chefe do Departamento de Segurança do Tráfego Aquaviário e representante do Observatório de Mobilidade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSCAR), além do presidente do Crea-SC, Ari Neumann.

Ricardo Goes, gerente executivo da Instituto de Metais não Ferrosos (ICZ);eng. agr. Raul Zucatto, vice-presidente da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab); Jaime Raitz, da Galvinização Raitz, eng. agr. Ari Neumann, eng. civ; Carlos Nakazima, Roberto Oliveira, Anita Pires, cartógrafo Obedé Pereira de Lima, e o eng. eletric., Ivan Coelho, da área de Eventos da Ace.

Com um estande montado para expor publicações como o Manual Prático de Acessibilidade e o Código de Ética,  o Confea recebeu as visitas de Ricardo Goes, gerente executivo da Instituto de Metais não Ferrosos (ICZ);eng. agr. Raul Zucatto, vice-presidente da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab); Jaime Raitz, da Galvinização Raitz, eng. agr. Ari Neumann, eng. civ; Carlos Nakazima, Roberto Oliveira, Anita Pires, cartógrafo Obedé Pereira de Lima, e o eng. eletric., Ivan Coelho, da área de Eventos da Ace.

Da programação constam ainda temas como “Terras de Marinha/delimitação e localização”;  a ser apresentado pelo professor e cartógrafo Obede Pereira de Lama e “Tecnologia Subaquática: Soluções de engenharia civil e subaquática”, abordando construção de emissários de efluentes, esgoto e atividades correlatas, por exemplo.

Diversas entidades, entre elas o Confea, apoiam o evento que reuniu profissionais, empresários e autoridades.

Lideranças da área tecnológica de Santa Catarina visitam estande do Confea

Maria Helena de Carvalho

Equipe de Comunicação do Confea